NOTÍCIAS
10/01/2017 | 18h12

Comerciais

Para Mercedes-Benz, mercado de caminhões pode crescer até 10%

Leoncini, VP da companhia, avalia como positivas as novas regras do BNDES


GIOVANNA RIATO, AB

Leoncini percebe sinais de melhora no ambiente de negócios
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços da Mercedes-Benz no Brasil, é mais uma voz a fazer coro com os executivos que esperam que as vendas de caminhões enfim voltem a crescer em 2017. É difícil projetar, ele diz, apostando em expansão de 6% a 10%. “É uma alta menor do que a desejada”, admite, lembrando que há alguns meses a perspectiva era de aumento mais expressivo.

O executivo percebe alguns indícios da tendência de crescimento. Leoncini enumera medidas do governo que, na visão dele, melhoram o ambiente de negócios. Ele cita ações como a flexibilização das leis trabalhistas, a aprovação do cadastro positivo de crédito, movimentações para conter o rombo na previdência, além da PEC que limita os gastos públicos. “Somado à expectativa de boa safra de grãos, estes fatores devem estimular a compra de caminhões”, aponta, destacando que o número de consultas de clientes interessados em renovar a frota começa a aumentar.

Cálculo do vice-presidente indica que atualmente de 40% a 50% dos veículos das empresas que atuam no agronegócio estão ociosos. Segundo ele, este porcentual deve diminuir gradativamente nos próximos meses com a necessidade de escoar a nova produção de grãos. Com isso, aponta, a tendência é que as empresas comecem enfim a renovar estes veículos. “Caminhão mais antigo tem custo muito maior. Quando coloca na ponta do lápis o transportador fica inclinado a trocar.”

NOVAS CONDIÇÕES DO BNDES

O executivo também entende como positiva a definição de novas regras para financiamento pelo Finame/BNDES, linha de crédito subsidiada pelo governo. Logo no início do ano foram anunciadas regras mais rigorosas para financiamentos com juros indexados pela TJLP, atualmente a taxa mais vantajosa. “Pelo menos temos um horizonte claro, de três anos, com definição das regras. Com isso, o cliente não vai segurar a compra esperando que a regra mude no dia seguinte”, aponta.

Leoncini destaca, inclusive, que as condições do BNDES ficaram mais interessante em alguns aspectos. “Mudou a faixa de faturamento para a pequena empresa, que antes era de R$ 90 milhões por ano e agora é de R$ 300 milhões. Assim, mais clientes vão se encaixar na categoria e ter acesso a condições melhores de financiamento”, observa. Por outro lado, o executivo avalia como pouco eficazes as medidas para oferecer crédito a condições mais competitivas para caminhões e ônibus menos poluentes, como elétricos e híbridos.

“Como uma linha subsidiada, acho positivo incentivar o que é interessante para a sociedade. Foi uma iniciativa na direção certa, mas descompassada. Mesmo com desconto no financiamento, estes veículos chegam a custar quatro vezes mais caro do que as versões a diesel. Além disso, falta infraestrutura de recarga.”

Assista à entrevista exclusiva com Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços da Mercedes-Benz:


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 11/01/2017
Veja ranking dos mais vendidos em todas as categorias de leves em 2016

Esta coluna é apoiada por:

AUTOINFORME | 04/01/2017
Montadoras buscam a melhor performance acústica
DE CARRO POR AÍ | 30/12/2016
Muitos apostam em reação. Montadoras preparam lançamentos
INOVAÇÃO | 15/12/2016
A inovação pelo design e a capacidade de melhorar a experiência do consumidor
QUALIDADE | 09/12/2016
O Inovar-Auto está perto do fim, mas setor precisa estar pronto para novos desafios
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
O mundo está em transformação e é melhor ser parte da mudança do que esperar ela acontecer
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes