NOTÍCIAS
09/01/2017 | 19h13

Mercado

Grupo Volkswagen foi líder global em 2016

Apesar do dieselgate, companhia alcançou recorde com 10,1 milhões de carros


REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen superou qualquer projeção do início do ano passado e garantiu em 2016 a liderança global nas vendas de veículos leves, com nada menos do que 10,1 milhões de carros. O volume é recorde para a companhia e representa alta de 1,4% na comparação com o resultado de 2015, segundo dados da consultoria Focus2Move.

Chama ainda mais a atenção o fato de a performance ter sido tão positiva mesmo com a enorme crise interna provocada pelo dieselgate, a fraude no controle de emissões de 11 milhões de carros vendidos pela companhia globalmente. Com o resultado do ano passado, a fabricante garantiu market share global de 11,1%.

Rebaixada para a segunda posição no ranking global de vendas, a Toyota negociou 9,94 milhões de carros. Com crescimento pífio de apenas 0,2%, a companhia não conseguiu vencer a briga pela primeira colocação. Com o resultado a fabricante japonesa garantiu 10,9% de presença nas vendas.

O top três dos três maiores grupos automotivos foi completado pela Renault-Nissan que, bem atrás da Toyota, entregou 8,51 milhões de veículos ao longo de 2016. Ainda assim, a companhia registrou avanço importante de 6,4% e abocanhou fatia de 9,4% do mercado global.

O Grupo Hyundai, com a marca Kia, subiu da quinta para a quarta posição entre as maiores empresas do mundo, com 8,17 milhões de carros e expansão de 1,9%, o que garantiu 9% de market share. A empresa coreana tomou o lugar da General Motors, que segue perdendo espaço e foi a quinta maior fabricante de veículos leves do mundo, com 7,97 milhões de unidades, volume praticamente estável na comparação com 2015, com crescimento sutil de 0,3%.

As outras posições do ranking de vendas foram mantidas, com a Ford em sexto lugar (6,26 milhões de carros), seguida por Honda (4,90 milhões), Fiat Chrysler Auomobiles (4,86 milhões), Grupo PSA (3,24 milhões) e Suzuki (2,85 milhões).

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 25/04/2017
Fim do Inovar-Auto abre oportunidades de debates sobre a sua evolução

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 28/04/2017
Marca prepara variação três-volumes da linha
INOVAÇÃO | 24/04/2017
Ter empatia com consumidor é essencial para o sucesso
AUTOINFORME | 19/04/2017
Montadora chinesa investe para melhorar produtos
QUALIDADE | 21/03/2017
Jovens buscam solução de mobilidade e querem permanecer conectados
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes