Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mobilidade | 16/12/2016 | 15h49

Itaipu inicia uso compartilhado de carros elétricos

Funcionários da usina poderão dividir os modelos Renault Twizy e Zoe

REDAÇÃO AB

A Itaipu inaugurou em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI) para utilização de carros elétricos. A usina contou com a parceria com o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal.

Trata-se de um projeto piloto, que começa atendendo colaboradores da usina e do Parque Tecnológico Itaipu na margem brasileira da hidrelétrica. A operação do sistema será feita a partir de um aplicativo, o Mob-i, que o usuário deverá baixar no smartphone.

Num primeiro momento serão utilizados dez Renault Twizy, montados no Brasil a partir de um acordo assinado entre a montadora e a hidrelétrica em outubro de 2013 (veja aqui). Eles estarão disponíveis em quatro pontos de retirada e devolução.

Mais adiante o serviço será ampliado com a entrada dos Renault Zoe na frota, que possibilitarão o deslocamento fora da usina. O sistema poderá beneficiar outras empresas e instituições públicas no futuro.

O aplicativo dará ao usuário acesso a um mapa com a localização dos veículos cadastrados, quais estão disponíveis para reserva e as estações de carregamento. Também será possível checar o nível de carga da bateria dos Twizy disponíveis e simular rotas. O app mostrará quilometragem e indicadores de sustentabilidade, como a quantidade de gás carbônico que o usuário deixou de lançar na atmosfera utilizando o transporte elétrico.



Tags: Itaipu, Ceiia, hidrelétrica, Renault, Twizy, Zoe, uso compartilhado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência