Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 14/12/2016 | 19h18

Volkswagen Tiguan e Toyota Prius são os melhores para o Euro NCAP

Organização divulgou ranking dos veículos mais seguros da Europa

REDAÇÃO AB

O Euro NCAP divulgou o ranking dos carros mais seguros entre os 18 modelos testados pela organização ao longo de 2016. Três modelos foram eleitos como os Best in Class, melhores de suas categorias: Volkswagen Tiguan, Toyota Prius e Hyundai Ioniq, este último não vendido no Brasil. Desde o início deste ano, o Euro NCAP adotou protocolo mais rígido para avaliar veículos. Para alcançar pontuação máxima nos testes da entidade, o modelo deve oferecer sistema de detecção de pedestres com frenagem automática de emergência.

Segundo a entidade, a nova exigência provocou aumento da presença desta tecnologia como item de série nos carros. A organização destaca a boa posição do Prius no ranking dos carros mais seguros pelo uso do sistema como parte do pacote Toyota Safaty Sense, que oferece recursos para antecipar e evitar acidentes. O Seat Asteca também teve boa performance nos mesmos aspectos. Este ano o Euro NCAP organizou o tradicional ranking Best in Class, que leva em conta apenas os carros com equipamentos de série, e fez ainda outra classificação, que considera também os pacotes de segurança oferecidos como opcionais.

“Algumas tecnologias são caras e reconhecemos que pode não ser plausível colocá-las como itens de série em toda a gama já no primeiro momento. Fazer um ranking paralelo levando isso em conta permite que as montadoras mantenham os carros acessíveis e, ao mesmo tempo, ofereçam ao consumidor a chance de conhecer novos dispositivos de segurança. Foi interessante ver a ampla adoção do sistema de detecção de pedestres ao longo de 2016 como item de série ou como opcional”, observa Michiel van Ratingen, secretário geral da entidade.

O Mercedes-Benz Classe E teve boa performance no novo ranking, mas por ter sido o único modelo testado na categoria Carro Executivo, ele não recebeu o selo Best in Class. Segundo a entidade, o automóvel se destacou por performance excepcional em proteção infantil e resultados excelentes nos testes de impacto.



Tags: segurança, carro, Euro NCAP, Volkswagen, Toyota.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência