NOTÍCIAS
14/12/2016 | 17h05

Mercado

Interesse por veículo usado também é maior na internet

Pesquisa da J.D. Power revela preferências dos consumidores em classificados on-line


REDAÇÃO AB

Uma pesquisa da J.D. Power com clientes do portal iCarros, site de classificados do banco Itaú Unibanco, revela que 24% dos entrevistados têm a intenção de comprar um veículo novo, enquanto os demais 76% disseram estar interessados em um usado. Foram entrevistadas 5 mil pessoas.

“A procura por veículos usados cresceu muito nos últimos anos e é importante estarmos atentos a este movimento. O brasileiro dá sinais de que está disposto a comprar ou trocar de veículo, mas sem se aventurar”, afirma o CEO do iCarros, Sylvio de Barros.

Entre as marcas mais citadas na intenção de compra dos consumidores interessados em veículos novos, a Chevrolet lidera com 24%, seguida pela Fiat, com 17%, e Volkswagen, com 10%. Uma parcela considerou as marcas Honda (8%), Toyota (7%) e Hyundai (7%) com índices acima de seus níveis atuais de participação de mercado, evidenciando potencial crescimento dessas marcas.

A pesquisa mostra também que 65% dos interessados em comprar um veículo pretendem fazê-lo por meio de financiamento, enquanto 41% devem utilizar seus veículos como parte do pagamento. Apenas 8% planejam pagar à vista.

INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMPRA

A internet tem se tornado um importante canal, não apenas de apresentação de veículos, mas também para a venda. O estudo revelou que mais de 40% demonstraram interesse em comprar um automóvel on-line.

“Sabemos da importância da internet e do interesse do consumidor, embora haja uma certa resistência na hora de finalizar a compra por esse canal. Todavia, a pesquisa mostrou que 9% dos clientes faria o processo completo, incluindo o pagamento on-line. Essa é uma oportunidade de as marcas investirem para atrair cada vez mais clientes para essa plataforma”, reforça o diretor de operações da J.D. Power do Brasil, Fabio Braga.

Entre as buscas por veículos, os itens mais procurados pelos consumidores são qualidade (45%), conforto (40%) e reputação da marca/montadora (34%). Design e estilo também foram itens mais valorizados na busca por veículos novos (38%) do que por aqueles que procuram carros usados (30%).

“Ao mapearmos as preferências do consumidor, oferecemos mecanismos para que os lojistas tracem a estratégia mais adequada de acordo com seu público”, conclui Sylvio.


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/08/2017
Mercado deve melhorar no segundo semestre, até por novas ações de varejo

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 18/08/2017
Empresa monta novos planos para mercados emergentes
AUTOINFORME | 17/08/2017
Gastos com veículo vão muito além da prestação
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes