Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 14/12/2016 | 17h05

Interesse por veículo usado também é maior na internet

Pesquisa da J.D. Power revela preferências dos consumidores em classificados on-line

REDAÇÃO AB

Uma pesquisa da J.D. Power com clientes do portal iCarros, site de classificados do banco Itaú Unibanco, revela que 24% dos entrevistados têm a intenção de comprar um veículo novo, enquanto os demais 76% disseram estar interessados em um usado. Foram entrevistadas 5 mil pessoas.

“A procura por veículos usados cresceu muito nos últimos anos e é importante estarmos atentos a este movimento. O brasileiro dá sinais de que está disposto a comprar ou trocar de veículo, mas sem se aventurar”, afirma o CEO do iCarros, Sylvio de Barros.

Entre as marcas mais citadas na intenção de compra dos consumidores interessados em veículos novos, a Chevrolet lidera com 24%, seguida pela Fiat, com 17%, e Volkswagen, com 10%. Uma parcela considerou as marcas Honda (8%), Toyota (7%) e Hyundai (7%) com índices acima de seus níveis atuais de participação de mercado, evidenciando potencial crescimento dessas marcas.

A pesquisa mostra também que 65% dos interessados em comprar um veículo pretendem fazê-lo por meio de financiamento, enquanto 41% devem utilizar seus veículos como parte do pagamento. Apenas 8% planejam pagar à vista.

INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMPRA

A internet tem se tornado um importante canal, não apenas de apresentação de veículos, mas também para a venda. O estudo revelou que mais de 40% demonstraram interesse em comprar um automóvel on-line.

“Sabemos da importância da internet e do interesse do consumidor, embora haja uma certa resistência na hora de finalizar a compra por esse canal. Todavia, a pesquisa mostrou que 9% dos clientes faria o processo completo, incluindo o pagamento on-line. Essa é uma oportunidade de as marcas investirem para atrair cada vez mais clientes para essa plataforma”, reforça o diretor de operações da J.D. Power do Brasil, Fabio Braga.

Entre as buscas por veículos, os itens mais procurados pelos consumidores são qualidade (45%), conforto (40%) e reputação da marca/montadora (34%). Design e estilo também foram itens mais valorizados na busca por veículos novos (38%) do que por aqueles que procuram carros usados (30%).

“Ao mapearmos as preferências do consumidor, oferecemos mecanismos para que os lojistas tracem a estratégia mais adequada de acordo com seu público”, conclui Sylvio.



Tags: Veículos usados, novos, pesquisa, J.D, Power, iCarros.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência