Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fábricas de motos terão novos cortes

Trabalho | 13/12/2016 | 20h48

Fábricas de motos terão novos cortes

Nos últimos 12 meses, ao menos 2,5 mil vagas já foram fechadas
MÁRIO CURCIO, AB

Em um ano, as fábricas de motos instaladas em Manaus fecharam cerca de 2,5 mil vagas. No fim de 2015 havia 16,1 mil postos de trabalho, que recuaram para 13,6 mil até setembro, levantamento mais recente divulgado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

“A tendência é que ocorram novos ajustes nos próximos meses. A produtividade caiu bastante e está atualmente em 70 motos montadas por trabalhador a cada ano. Em 2014 eram 85 unidades para cada um”, recorda Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, que reúne os fabricantes do setor instalados em Manaus.

O executivo admite que Honda e Yamaha tendem a ter mais cortes por serem as duas maiores. “Mas outros fabricantes devem fazer ajustes também”, diz. A Yamaha promoveu mudanças significativas no comando no início do ano e recorreu ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE, veja aqui). E em março a Honda fechou uma das duas grandes alas de montagem de motos e abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV), que teve mais de 500 adesões.

A dificuldade enfrentada pelo setor ocorre pela queda na venda de motos no mercado interno, que terminará 2016 com cerca de 900 mil unidades, 26,7% a menos que em 2015 (veja aqui).

Assista à entrevista com Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo:



Tags: Honda, Yamaha, Abraciclo, Suframa, motos, Marcos Fermanian.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência