Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volume de veículos novos financiados despenca em 2016

Crédito | 13/12/2016 | 19h00

Volume de veículos novos financiados despenca em 2016

Venda de leves a crédito representa só 53,7% do total emplacado

PEDRO KUTNEY, AB

Apesar de o volume de veículos leves novos financiados em novembro ter alcançado o melhor desempenho do ano, com crescimento de 7,9% sobre outubro, o resultado foi longe de ser suficiente para estancar a expressiva queda de 27% nas vendas a crédito acumuladas em 11 meses por meio de CDC, consórcio e leasing, na comparação com o mesmo período de 2015. Foram financiados somente 89.505 automóveis e comerciais leves em novembro, em retrocesso de 15,7% sobre o mesmo mês do ano passado, totalizando 960,9 mil unidades em 2016, ou apenas 53,7% do total emplacado este ano. Os dados foram divulgados na terça-feira, 13, pela Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), cadastro que registra veículos dados em garantia em financiamentos.

- Veja aqui os dados completos divulgados pela Cetip
- Veja também outras estatísticas e estudos para download na página AB Inteligência


O mercado de usados tem desempenho melhor, com 245,4 mil veículos leves de segunda mão financiados em novembro, em alta de 10,6% sobre outubro e de 12,5% ante o mesmo mês de 2015. Na soma de 11 meses foram financiados 2,4 milhões de automóveis e comerciais leves usados, em declínio de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, apenas 26,7% dos usados negociados no País foram financiados este ano. Os carros seminovos, com até três anos de uso, apresentaram crescimento das vendas a crédito, mas o maior volume de financiamentos concedidos é para automóveis de quatro a oito anos de idade.

CAMINHÕES E ÔNIBUS

As vendas financiadas de caminhões e ônibus novos somaram 4 mil unidades em novembro, número praticamente idêntico ao de outubro e 10% menor do que o registrado no mesmo mês de 2015. No ano até novembro os financiamentos totalizam 52 mil veículos comerciais pesados, também em acentuada baixa de 26,6%, representando, contudo, parcela maior do total de emplacamentos: 92% das compras foram por financiamento.

Já os negócios financiados de veículos pesados usados somaram 9,7 mil unidades em novembro, em alta de 6,6% sobre outubro e quase igual ao número registrado em novembro do ano passado. No acumulado deste ano a retração é de 9,1%, com 106 mil caminhões e ônibus de segunda mão vendidos por meio de financiamentos.

MOTOS

No segmento de motos, onde as vendas de zero-quilômetro por consórcio e CDC são responsáveis por viabilizar quase 62% dos emplacamentos, foram financiadas 565 mil unidades novas de janeiro a novembro, em queda de 24,5% sobre os mesmos meses de 2015. No mês passado isoladamente, a Cetip registrou 44,9 mil motos vendidas a crédito, em retração de 2,4% diante de outubro e de 21,6% em relação a novembro do ano passado.

Os financiamentos de motos usadas sustentam volumes bem menores, com 95 mil unidades negociadas em 11 meses, em pequena queda de 1,6% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, mas o número representa apenas 3,76% do total negociado no período. Em novembro as 9,9 mil motos de segunda mão financiadas significaram alta de 5,2% sobre outubro e de 20,6% na comparação com o mesmo mês de 2015.



Tags: Crédito, financiamento, Cetip, emplacamentos, vendas, mercado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência