Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Para brigar com Uber, VW investe em serviços e cria a marca Moia
CEO da Moia, Ole Harms (esq.), e CEO do Grupo Volkswagen, Mathias Müller

Internacional | 05/12/2016 | 18h50

Para brigar com Uber, VW investe em serviços e cria a marca Moia

Negócio entra em operação em 2017 e quer ser líder em mobilidade

REDAÇÃO AB

A Volkswagen faz movimento consistente em busca de um modelo de negócio capaz de acompanhar as transformações que a mobilidade individual enfrenta. A companhia anunciou na Europa o lançamento da Moia, empresa dedicada a serviços de transporte via aplicativo, semelhante ao oferecido hoje pelo Uber. O início das atividades está previsto para setembro de 2017 na Alemanha. A unidade de negócios escolheu a capital Berlim para instalar a sua sede.

“A cidade é o local perfeito para nos orientar sobre o futuro e porque a Moia será uma empresa inovadora como este lugar é, onde vamos encontrar as mentes criativas que precisamos para estabelecer nossa startup e as atividades deste negócio. Queremos demonstrar que as soluções de mobilidade inovadoras são possíveis fora do Vale do Silício”, disse o CEO da empresa, Ole Harms, que acompanhou o CEO global do Grupo Volkswagen, Mathias Müller, durante o evento de lançamento realizado na segunda-feira, 5, em Londres, na Inglaterra.

Inicialmente, a nova divisão contará com time de 50 funcionários, número que deverá aumentar já ao longo do primeiro ano de atividades, informa a empresa em comunicado. O grupo alemão espera gerar parte substancial de sua receita com este novo negócio já a partir de 2025. A meta ambiciosa é parte do plano estratégico que, entre outros objetivos, prevê “a participação de forma rentável da grande transformação esperada na indústria, com o objetivo de liderar o novo mundo da mobilidade até 2030” (leia aqui).

“A Moia nos ajudará a ganhar compreensão mais profunda de novas formas de mobilidade e de como torná-las ainda mais atraentes no futuro, adaptando esses serviços para atender às necessidades mais amplas. Mesmo que nem todo mundo possua um carro no futuro, o novo negócio vai ajudar a fazer com que todos sejam clientes da nossa empresa”, afirmou o CEO Müller.

Assim como as outras marcas do grupo, a Moia vai desenvolver e vender os seus serviços de mobilidade de modo independente, mas aberto às parcerias com cidades e sistemas existentes de transporte. “Paralelamente, as empresas do grupo continuarão a avançar com as suas próprias iniciativas. Pretendemos tornar este um dos melhores players globais para serviços de mobilidade no médio prazo e, para conseguir isso, atrairemos os melhores cérebros e tecnologias”, completou Harms.

Tags: Volkswagen, transporte, serviço, aplicativo, Moia, Uber.


Comentários

  • Geraldo Roberto Silva

    Concorrência e muito bom

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência