Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF lança sistema que alerta sobre risco de acidentes

Segurança | 01/12/2016 | 13h08

ZF lança sistema que alerta sobre risco de acidentes

Baseado na nuvem, algoritmo conecta veículos e pedestres em tempo real

REDAÇÃO AB

A ZF lança um sistema capaz de conectar em tempo real motoristas, pedestres e ciclistas e alertá-los sobre a iminência de colisões e risco de acidentes, incluindo atropelamentos. Denominado X2Safe, o algoritmo inteligente é baseado na nuvem e se comunica com veículos, smartphones e smartwatches (celulares e relógios que podem se conectar com a internet). Seu conceito permite ainda agir de forma ativa em veículos de condução semiautônoma e autônoma.

“A segurança é o coração da condução autônoma. Nossa tecnologia poderá, em breve, beneficiar todos os usuários de vias públicas”, afirma Malgorzata Wiklinska, o diretor do grupo de pesquisa da ZF.

O sistema pode ser usado como base de aplicativos que ligam um veículo a um ponto ou que ligam um ponto a um veículo e até mesmo na comunicação de um ponto com outro ponto. A tecnologia pode ser facilmente implantada e permite uma completa rede em nuvem para veículos e para todos os usuários de vias públicas: quanto mais pessoas e veículos conectados na rede de segurança interativa, mais efetiva é a prevenção de acidentes.

Por meio do sistema, os usuários enviam dados de movimento para a nuvem a todo momento e de forma automática. Essas informações podem ser usadas pelo algoritmo para calcular se há risco de colisão com um veículo ou com outros usuários de vias públicas que estão por perto. Nestas situações, um alerta de colisão é acionado tanto no veículo como no smartphone do outro usuário da via – antes que eles tenham se visto ou antes mesmo que os sistemas de câmera e radar tenham condições de registrar a situação de perigo.

O algoritmo pode ainda analisar o comportamento individual dos usuários das vias e a existência de um possível perigo para reagir de acordo com cada situação. Um exemplo é se um pedestre não esperar pelo farol verde, ou atravessar a via em pontos perigosos, o algoritmo considera este comportamento particularmente inseguro e assume um risco individual maior. Em uma situação potencialmente perigosa, o sistema pode avisar motoristas que estejam se aproximando do pedestre por meio de seus telefones celulares, enquanto os pedestres receberiam uma notificação audível e visível em seus smartphones ou smartwatches.

Em caso de carros autônomos ou semiautônomos, com o crescente nível de comunicação também há possibilidade de intervenções nos veículos, como manobras evasivas e paradas de emergência. Ao contrário dos sistemas e câmeras de aviso de distância, a tecnologia da ZF pode interferir com antecedência para evitar uma colisão iminente.

A interatividade do sistema vai além da comunicação entre o veículo e um determinado ponto, uma vez que ele analisa o contexto para avaliar a situação. O algoritmo da ZF processa a informação do usuário da via e também processa as informações de zonas de perigo, como vias com visibilidade ruim ou pontos de ônibus..

/>
O algoritmo inteligente X2Safe da ZF comunica-se com veículos, smartphones e smartwatches de condutores, passageiros e ciclistas, que são alertados antecipadamente e, em seguida, iniciam-se as ações do sistema autônomo ou semiautônomo.



Tags: ZF, segurança, X2Safe, algoritmo, nuvem, acidentes, carro autônomo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência