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23/11/2016 | 19h47

Comerciais

ZF apresenta eixo elétrico e start-stop para ônibus

Soluções são oferecidas a montadoras e poderão ser adotadas no Brasil


REDAÇÃO AB

A ZF apresenta na FetransRio deste ano duas tecnologias já conhecidas na Europa que poderão ser introduzidas em ônibus urbanos no Brasil. O eixo trativo elétrico AVE 130 para veículos de piso baixo e a transmissão automática Ecolife com start-stop. Ambos os sistemas, segundo a ZF, não são produzidos no País e ainda não são aplicados no mercado brasileiro, mas já foram oferecidas às montadoras e poderão ser importados.

Já conhecida em alguns automóveis de alto padrão no Brasil, a função start-stop aliada ao câmbio automático Ecolife está sendo lançada pela ZF na Europa e tem grande potencial de economia de combustível quando aplicada aos ônibus urbanos no anda-e-para do trânsito pesado das cidades. Com desligamento automático do motor quando o veículo está parado, o consumo naquele momento é zero e ao fim de um dia de operação a redução varia de 5% e 10%, conforme testes já executados pela montadora holandesa VDL Bus & Coach, segundo a ZF.

A transmissão automática Ecolife já é aplicada em ônibus urbanos no Brasil, mas ainda sem a função start-stop. Mesmo sem os desligamentos do motor, a ZF garante que, comparada a transmissões de gerações anteriores, a Ecolife apresenta a redução de consumo em até 6%, graças ao sistema eletrônico de controle que reconhece a topografia do percurso e escolhe o regime de trocas de marchas mais eficientes para cada rota. A economia pode ser ainda maior, mais de 10%, quando se compara com transmissões automáticas com menos marchas. A Ecolife também é equipada com retarder de série, que freia o veículo até 6 km/h sem o acionamento dos freios, o que traz aumento de segurança e gastos menores de pneus e freios.

EIXO ELÉTRICO



O eixo elétrico AVE 130 para veículos de piso baixo trazido pela ZF à FetransRio também já é aplicado em ônibus elétricos na Europa. As chances de aplicação no Brasil são maiores devido à versatilidade, pois o AVE 130 serve tanto para modelos elétricos e híbridos como para linhas de trólebus, já bastante conhecidos no País. Também favorece a solução no médio prazo alguns projetos de cidades brasileiras, como São Paulo em 2019, de trocar a frota de ônibus diesel por combustíveis alternativos ou de emissão zero.

Segundo a empresa, o AVE 130 tem peso reduzido em relação aos eixos de gerações anteriores, permitindo assim arquiteturas mais flexíveis no interior do veículo. A ZF já fornece no Brasil eixos para ônibus de piso baixo, mas sem a tração elétrica.

O eixo elétrico suporta até 13 toneladas e oferece potência máxima de 2x120 kW (cerca de 360 cv no total). Também pode ser aplicado em ônibus biarticulado, quando dois AVE 130 são usados. Seus motores assincronizados integrados resfriados por água acionam individualmente cada roda. A configuração de dois motores integrados às rodas pode ser de 200 a 500 quilos mais leve do que as soluções com motor central elétrico, transmissão intermediária e eixo acionado convencional.

Comentários: 1
 

Anderson Pena
24/11/2016 | 09h52
Excelente, acredito que toda tecnologia será apresentada para o mercado elétrico, já esta tudo pronto certamente, pois o que achávamos que estava longe já esta ai, desenvolvido e pronto para o mercado. A ZF sem duvida irá dominar o mercado de transmissões com as novas tecnologias, que venham a tendências.

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