Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Jaguar apresenta I-Pace, seu primeiro carro elétrico

Internacional | 16/11/2016 | 19h55

Jaguar apresenta I-Pace, seu primeiro carro elétrico

Conceito revela parte da versão do modelo que será produzido a partir de 2018

REDAÇÃO AB

A Jaguar apresentou o conceito I-Pace que revela parte do que será o primeiro carro elétrico da marca e cuja versão para o mercado será produzida a partir de 2018. O veículo de cinco lugares reúne o desempenho de um carro esportivo e a versatilidade de um SUV. Ele está fazendo sua primeira aparição na quarta-feira, 16, no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos.

“O conceito I-Pace representa a nova geração de veículos elétricos que serão produzidos pela Jaguar. Ele é um conceito que traz um design dramático, totalmente voltado para o futuro, um belo interior ― que utiliza materiais a altura da marca ― e alta tecnologia”, disse Ian Callum, diretor de design da Jaguar. “A forma como o conceito foi revelado hoje, pelo uso de realidade virtual, quebrou barreiras e capturou a essência hi-tech deste carro-conceito. Produzimos apenas uma unidade que está em Los Angeles para esse lançamento e, pela primeira vez, a realidade virtual nos permitiu compartilhar isso pelo mundo do jeito mais imersivo possível”, complementa o designer.

Por meio de recursos de realidade virtual, mais de 300 convidados foram transportados para um espaço virtual realista, em que os dois criadores do modelo, Ian Callum e Ian Hoban, foram projetados. De centros de realidade virtual em Los Angeles e Londres, grupos de 66 convidados usaram fones de ouvido HTC Vive Business Edition, alimentados por estações de trabalho Dell Precision que permitiu colocá-los dentro do carro conceito e interagir ao vivo com outros participantes. Os convidados puderam “se sentar” nos assentos virtuais e ao redor de cada um, peça por peça do I-Pace foi sendo construído e ao fim acelerou em um cenário de deserto virtual. Os grupos em ambos os países foram capazes de se comunicar e interagir uns com os outros, ao mesmo tempo em que assistiam os dois designers explicar, em tempo real, o processo de design e a tecnologia por trás do conceito, usando gráficos 3D.

“Este é um descompromissado veículo elétrico que foi projetado a partir de um papel em branco. Nós desenvolvemos uma nova arquitetura e selecionamos apenas as melhores tecnologias disponíveis atualmente no mundo. O conceito do I-Pace explora plenamente o potencial que veículos elétricos podem oferecer em relação a utilização do espaço, prazer em dirigir e performance”, declarou o diretor de tecnologia da Jaguar Land Rover, Wolfgang Ziebart.

Equipado com motores elétricos de última geração nos eixos traseiro e dianteiro e baterias de lítio de 90 kWh foram desenvolvidos pela própria Jaguar Land Rover, o conceito tem autonomia de 500 quilômetros e pode ser completamente recarregado em pouco mais de 2 horas, com a utilização de um carregador de 50 KW DC. Combinados, esses propulsores desenvolvem 400 cv de potência, a mesma do F-Type SVR, o mais rápido veículo em produção da Jaguar.

“O modelo também oferece uma grande experiência digital, com duas telas sensíveis ao toque que mostram constantemente informações quando e onde o motorista e passageiros precisarem, tudo para limitar a distração do condutor e melhorar a experiência de condução”, complementa Callum.



Tags: Jaguar, elétrico, I-Pace, autonomia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência