Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Venda de novas cotas de consórcio cai 8,4%

Crédito | 16/11/2016 | 14h00

Venda de novas cotas de consórcio cai 8,4%

Resultado negativo é puxado por motocicletas e veículos pesados

REDAÇÃO AB

A venda de novas cotas de consórcio para veículos zero-quilômetro somou 1,42 milhão de unidades de janeiro a setembro, registrando queda de 8,4% ante o mesmo período do ano passado. A retração foi puxada pelas motocicletas (-17%) e veículos pesados (-4,5%).

O segmento de leves, o mais volumoso (721,3 mil novas cotas no período), registrou discreta alta de 1,7%. Os números são da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac).

Os principais indicadores da modalidade anotaram recuo no somatório de todos os tipos de veículo: em participantes consolidados (-2,4%), em volume de créditos comercializados (-13%) e em contemplações (-9,9%). Já a participação do consórcio em créditos concedidos de janeiro a setembro atingiu 28,7%, um crescimento de 2 pontos porcentuais sobre os mesmos nove meses de 2015.

Embora o consórcio seja atualmente a principal forma de venda de motocicletas novas (36% do total, ante 32% dos negócios à vista e outros 32% por crediário), o segmento registrou queda expressiva não só na venda de novas cotas, mas também em créditos comercializados (-38,4%), contemplações (-16,3%) e volume de créditos disponibilizados (-16,5%).

DESEMPENHO EM USADOS

Os números divulgados pela Abac apontam crescimento permanente do consórcio para a venda de veículos usados nos últimos cinco anos. Enquanto a média mensal de vendas pela modalidade em 2011 era de 10,4 mil unidades, no acumulado até setembro deste ano atingiu 22,3 mil, uma evolução de 114,4%.

“Ao planejar a futura compra de um novo carro, zero ou seminovo, o consumidor passou a considerar o preço mais em conta, valor do seguro, índice de desvalorização menor e a optar pelo consórcio para viabilizar a aquisição de um seminovo”, afirma o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi.



Tags: Consórcio, Abac, veículos leves, veículos pesados, motos, motocicletas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência