Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 11/11/2016 | 17h58

Vendas de usados recuam 1,9% em 10 meses

Transferências somam 8,41 milhões de unidades até outubro, aponta Fenabrave

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos usados no Brasil recuaram apenas 1,94% de janeiro a outubro quando comparadas com iguais meses de 2015, segundo dados divulgados na sexta-feira, 11, pela Fenabrave, que representa mais de 7 mil concessionárias no Brasil. O volume de veículos que mudou de dono somou 8,41 milhões, entre leves e pesados, contra os 8,57 milhões verificados há um ano. A queda é muito menor que a registrada pelo segmento de veículos novos, que no mesmo período recuou 31,7% (leia aqui).

De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado de veículos usados acompanhou o cenário dos veículos novos em outubro. “A diferença de um dia útil a menos (20 em outubro) e (21 em setembro) potencializou a queda nos números de transferências de veículos no mês”, afirmou. Os modelos com até 3 anos de uso (e fabricação) apresentaram retração menor no período, com queda de 3,22%. “O resultado demonstra que se não houvesse um dia útil a menos, o volume já seria superior ao mês anterior, ou seja, em dias úteis este mercado apresentou alta de 1,6% em relação a setembro”, conclui o executivo.

Separando os resultados por segmento, o de leves que inclui automóveis e comerciais leves registrou queda equivalente, de 1,95%, passando de 8,26 milhões para 8,10 milhões de unidades no acumulado de dez meses. Segundo o levantamento da entidade, foram negociados 5 veículos leves usados para cada novo vendido no período.

Os automóveis tiveram desempenho pior ao diminuir seu volume em 2,19%, para 6,98 milhões contra os 7,14 milhões do ano anterior.

Em comerciais leves, o setor de usados registrou o menor índice de retração, de apenas 0,45%, mantendo o nível quase estável, ao passar de 1,12 milhão para 1,11 milhão de unidades.

Os veículos pesados usados tiveram retração menor do que a de leves: com 306 mil transferências realizadas neste ano até outubro, o volume é 1,63% menor que o apurado em mesmo intervalo de 2015, quando 311,1 mil unidades trocaram de dono. Neste caso, a proporção foi a mesma: foram 5,1 veículos usados vendidos a cada novo que entrou no mercado.

As vendas de caminhões usados registram pequena retração de 0,93%: foram transferidas 273,2 mil unidades sobre as 275,7 mil do ano passado. Já em ônibus, houve queda de 7,1%, passando de 35,3 mil em 2015 para 32,8 mil neste ano até outubro.



Tags: Vendas, usados, Fenabrave, Alarico Assumpção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência