Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BMW vai vender X2 no Brasil em 2018

Negócios | 09/11/2016 | 23h19

BMW vai vender X2 no Brasil em 2018

Marca espera alta do segmento premium em 2017 e quer exportar mais

GIOVANNA RIATO, AB

A BMW anunciou no Salão do Automóvel a chegada do utilitário esportivo compacto X2 ao mercado nacional em 2018. Uma versão conceito do modelo é destaque no estande da marca na mostra, que abre as portas para o público na quarta-feira, 10. O carro é construído sobre a mesma plataforma do X1, montado pela companhia na planta de Araquari (SC). Apesar disso, por enquanto a empresa descarta a possibilidade de o veículo ser nacionalizado.

Helder Boavida, presidente da BMW no Brasil, garante que, por enquanto, a operação na planta segue dentro do planejado. Desde 2014, quando a fábrica foi inaugurada, foram montados ali 24 mil carros de seis modelos, entre BMW e Mini. A capacidade produtiva é de 32 mil veículos anuais e a expectativa é de alcançar a montagem de 17 mil carros este ano graças a um contrato de exportação para os Estados Unidos que prevê o embarque de 10 mil carros. “Vamos enviar 60% deste volume este ano e o restante em 2017, mas é algo com vida útil limitada. Estamos em busca de novas oportunidades de exportação para manter boa ocupação da fábrica”, conta o executivo.

A falta de acordos comerciais entre o Brasil e outros países é um desafio a mais para tornar viável as exportações, ele diz. No ano que vem, ainda sob efeito da venda para os Estados Unidos, Boavida projeta a montagem de 15 mil carros em Araquari, volume suficiente para ocupar um turno de produção da unidade. Parte deste volume deve vir do mercado interno, que pode registrar leve aumento das vendas de veículos premium, de 5% a 7%, conforme estima o presidente da BMW. “A boa notícia é que não tem como as vendas caírem mais uma vez depois de baixa tão forte nos últimos anos”, diz.

As vendas da BMW e da Mini deverão chegar a 13 mil carros em 2016. O volume é inferior ao projetado pela empresa há alguns anos, em tempos de crescimento consistente do mercado interno. Por causa disso a companhia congelou os planos de expansão de sua rede de concessionárias. “Queríamos chegar a mais cidades e capitais, mas vamos esperar o mercado reagir”, admite. Até lá a empresa seguirá com 48 casas da marca BMW, 24 da Mini e 38 revendas da Motorrad.



Tags: BMW, X2, vendas, produção, Araquari.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência