Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Indústria de rolamentos NSK faz 100 anos
Primeira fábrica da NSK fora do Japão foi inaugurada em 1970 em Suzano (SP)

Autopeças | 04/11/2016 | 19h33

Indústria de rolamentos NSK faz 100 anos

Empresa está nos 5 continentes com 64 fábricas e 32 mil funcionários

MÁRIO CURCIO, AB

A fabricante de rolamentos NSK comemora 100 anos na terça-feira, 8 de novembro. A companhia japonesa está presente nos cinco continentes com 64 fábricas, emprega 32 mil colaboradores e tem faturamento anual de US$ 9 bilhões. A planta brasileira, inaugurada em 1970 em Suzano (SP), foi a primeira erguida pela companhia fora do Japão.

A unidade produz 4 milhões de rolamentos por mês na soma de componentes industriais (para motores elétricos, por exemplo) e automotivos (para linha leve, pesada e para motocicletas). “Exportamos para todo o Cone Sul e também para os Estados Unidos”, afirma o presidente da NSK Brasil e Argentina, Carlos Storniolo.

Sem divulgar números, o executivo afirma que no acumulado até setembro a filial brasileira superou o mesmo período do ano passado por causa do mercado de reposição e também porque algumas das montadoras para as quais fornece, como Honda e Yamaha, tiveram desempenho melhor que a média do mercado.

Outros de seus clientes instalados no Brasil são MAN Latin America e Volkswagen. No segmento de duas rodas, além de Honda há BMW, Dafra, Suzuki e Yamaha. E os rolamentos que já fornecia como itens originais para as motos fabricadas em Manaus começam a chegar ao mercado de reposição (veja aqui).

No Brasil, a empresa também fornece direção com assistência elétrica para automóveis nacionais, mas os componentes ainda são importados: “Já avaliamos a possibilidade de produção local, mas ainda não há uma definição”, diz Storniolo.

A fábrica no Brasil tem 180 mil metros quadrados, emprega 398 colaboradores e abriga desde 2008 um dos 14 centros de pesquisa e desenvolvimento da empresa em todo o mundo.



Tags: NSK, rolamentos, BMW, Honda, Dafra, Toyota, Suzuki, Yamaha, MAN Latin America.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência