NOTÍCIAS
03/11/2016 | 19h02

Internacional

Reino Unido precisará oferecer incentivos às montadoras

Objetivo é manter interesse das empresas na região após a Brexit


REDAÇÃO AB

O Reino Unido está empenhado em manter robusta a indústria automotiva instalada ali mesmo após a Brexit, a polêmica decisão da nação de sair da União Europeia (leia aqui). O governo da região terá de oferecer uma série de incentivos e desonerações às montadoras que produzem e exportam veículos a partir dali. Estimativa feita por analistas consultados pela agência Reuters aponta que, para surtir resultados, estes estímulos precisarão superar a cifra gasta por estas empresas com os salários dos trabalhadores de suas operações britânicas.

Ainda que saia caro, a concessão de incentivos parece ser o único caminho para que o Reino Unido mantenha as dimensões atuais da indústria automotiva local. Sem um acordo de livre comércio, os carros feitos ali vão esbarrar na alíquota de 10% cobrada pela União Europeia para a entrada de veículos fabricados fora do bloco.

A Nissan, uma das poucas marcas estrangeiras a produzir carros na Inglaterra, já avisou que só se comprometerá a fazer novos investimentos na região se tiver garantia de que receberá alguma compensação. Em uma conta simples, a empresa, que exporta £ 2,9 bilhões anualmente do Reino Unido, teria custo adicional de £ 290 milhões para entregar os veículos na Europa. O montante supera o gasto da companhia com salários na região, que somou £ 288 milhões em 2015.

Diante da ameaça, a primeira ministra britânica, Theresa May, assegurou que o governo dará suporte para assegurar que os veículos feitos ali permaneçam competitivos no mercado europeu. Diante disso, a companhia firmou acordo para produzir novos modelos em sua fábrica inglesa. Os detalhes do entendimento entre montadora e governo, no entanto, não foram revelados.

O problema enfrentado pela Nissan se repete em toda a indústria automotiva britânica. A Reuters examinou dados das oito maiores exportadoras de carros, incluindo Mini, Jaguar Land Rover e Honda, e concluiu que estas companhias gastariam em tarifas de exportação mais do que é dedicado hoje a pagar salários dos trabalhadores de suas operações na região. Se o acordo com a Nissan compensou estes custos, o governo precisará encontrar uma maneira de oferecer incentivos equivalentes para as outras montadoras.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 24/11/2017
Renault pode produzir no Brasil o novo Niva em 2021
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes