Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Honda completa 45 anos de presença no Brasil
Primeiro escritório foi aberto na Pompeia, zona oeste da cidade de São Paulo

Indústria | 26/10/2016 | 13h09

Honda completa 45 anos de presença no Brasil

Empresa começou com escritório de importação e venda de motocicletas

REDAÇÃO AB

A Honda comemora 45 anos de presença no Brasil na quarta-feira, 26. Em 1971 a empresa iniciava a importação e distribuição de motocicletas. Naquele ano ela abriu um escritório na Pompeia, bairro da zona oeste da cidade de São Paulo. Em 1975, com a proibição das importações, a empresa antecipou o projeto de produção local, na Zona Franca de Manaus.

A fábrica foi inaugurada em novembro do ano seguinte com a moto CG 125. Em 1992, após a reabertura do mercado às importações, a Honda passou a trazer carros: Civic sedã, cupê, hatch, CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, a minivan Odyssey, o esportivo Prelude e o cupê Legend. A produção nacional de automóveis começou em 1997 com o Civic na fábrica de Sumaré (SP).

A construção da segunda fábrica de automóveis, em Itirapina (SP), começou em 2013. Em 2014 a empresa inaugurou seu parque eólico em Xangri-Lá (RS), o primeiro da Honda em todo o mundo e o único erguido no Brasil por uma montadora. A energia gerada é mais que suficiente para suprir os 70 mil megawatts consumidos por ano pela fábrica de Sumaré.

Neste 45 anos a empresa fabricou no Brasil mais de 24 milhões de produtos. Tem 10 mil colaboradores e 1,5 mil pontos de venda. A segunda planta para automóveis está pronta, mas não começou a produzir por causa do volume reduzido do mercado local, que vem sendo suprido por Sumaré.



Tags: Honda, CG 125, Civic sedã, cupê, hatch, CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, Odyssey, parque eólico, Xangri-Lá.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência