Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 25/10/2016 | 19h16

Plebiscito confirma fim da greve na Scania

Foram 1.881 votos, 958 a favor e 923 contra a proposta da montadora

REDAÇÃO AB

O plebiscito realizado na terça-feira, 25, com metalúrgicos da fábrica da Scania em São Bernardo do Campo confirmou a aprovação da proposta da montadora pela maioria dos trabalhadores. Em comunicado divulgado nesta data, após o fim da apuração, o sindicato do ABC informa que foram 1.881 votos válidos, dos quais 958 a favor da proposta e 923 contra: apenas 35 votos de diferença que definiram a confirmação do fim da greve que durou uma semana (leia aqui). Treze empregados anularam seu voto.

A votação foi convocada na segunda-feira, 24, logo após assembleia, na qual a votação já havia se mostrado claramente apertada. O plebiscito serviu para confirmar a intenção dos trabalhadores em aceitar a nova proposta da montadora que foi apresentada aos representantes dos funcionários em reunião de negociação ao longo de todo o último fim de semana.

O acordo aprovado valerá por dois anos e prevê reajuste salarial de 5% retroativo a setembro, que é a data base da categoria, mais abono salarial de R$ 4 mil, que será pago em janeiro de 2017. Além disso haverá recomposição integral da inflação (INPC) a ser aplicada nos salários também no próximo ano.

Com relação à proposta anterior, cuja rejeição deu início à greve (leia aqui) acrescentou-se a extensão do período de estabilidade por mais três meses, portanto, até dezembro de 2017, além da renovação dos contratos de trabalhadores temporários e a antecipação do 13º salário de 2017 para fevereiro. O acordo também prevê um adicional nos salários a ser aplicado em janeiro de 2018 e 2019, caso a produção anual atinja ou supere as 16 mil unidades somando caminhões e ônibus. O valor será de 0,5% nos salários a cada 1 unidades produzidas a mais.



Tags: Scania, metalúrgicos, greve, acordo, sindicato, plebiscito.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência