Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Marcopolo cria poltrona antissono para motoristas

Segurança | 21/10/2016 | 19h13

Marcopolo cria poltrona antissono para motoristas

Protótipo estará no Congresso SAE entre 25 e 27 deste mês em São Paulo

REDAÇÃO AB

A Marcopolo anuncia o desenvolvimento de uma poltrona equipada com dispositivos que ajudam a prolongar o estado de atenção dos motoristas com o objetivo de impedir que eles durmam durante a condução dos ônibus. O protótipo foi desenvolvido pela equipe do centro de inovação da encarroçadora em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge e será mostrado com exclusividade durante o Congresso SAE Brasil, que será realizado de 25 a 27 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.

Denominado Antisleep Seat, o assento antissono possui um sistema de monitoramento de fadiga, um dos principais motivos e causas da sonolência ao volante, tanto a física quanto a mental. Para prolongar o alerta do condutor neste estado, bem como sua velocidade de reação, a poltrona vem equipada com métodos distratores, que serve para distrair o motorista. Entre eles, são utilizados vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, que provoca estresse térmico reduzindo a sonolência e aumentando o estado de alerta.

O banco possui módulo integrado, responsável por coletar diferentes dados sobre o estado de fadiga do motorista, bem como tempo de viagem e horário. Com estes dados, o algoritmo desenvolvido pela CEMSA, baseado em estudos sobre o ciclo biológico dos seres vivos, define a sequência de distratores mais adequada àquela viagem, atuando de forma customizada e de maneira preventiva.

Diferentes de sistemas que atuam de forma reativa, o que, segundo o CEMSA, podem emitir alertas já considerados tardios dependendo do grau de fadiga, a Antisleep Seat atua na prevenção, por meio de dados específicos do motorista e da jornada, diminuindo o risco de acidente.

Foram realizados testes em simuladores com diferentes condições de fadiga e estímulos, o que segundo a empresa, comprovaram a eficácia do sistema. Segundo Petras Amaral, gerente de design e inovação da Marcopolo, o Antisleep Seat pode ser tratado como um sistema anti fadiga e não simplesmente uma poltrona, o que pode ser uma oportunidade de integração dos dados do padrão de sono dos motoristas com a da gestão de frota dos operadores em tempo real.

Os testes finais e apresentação da poltrona a clientes e operadores estão previstos para o fim deste ano e início de 2017.



Tags: Marcopolo, assento, alerta, antissono, fadiga, CEMSA, protótipo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência