Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 20/10/2016 | 12h55

Consórcio tem novo recorde para veículos leves

Total de adesões chega a 118 mil em agosto; no acumulado ainda há queda

REDAÇÃO AB

As vendas de novas cotas de consórcio para veículos leves apresentaram novo recorde mensal ao alcançar as 118 mil unidades negociadas em agosto, superando o recorde anterior que era de julho, quando o sistema registrou a venda de 82,5 mil unidades. O volume ajudou a elevar ainda mais a tendência de alta das vendas de cotas prevista para os próximos meses pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio.

“Pelo terceiro mês consecutivo e com recorde, a alta nas adesões mensais nos permite concluir que os consumidores estão planejando mais suas compras, em especial de veículos, paralelamente à diminuição na concessão de créditos para financiamentos. Apesar de a economia ainda não ter sinalizado efetiva recuperação e o desemprego ainda registrar aumento, aqueles que se sentem seguros e estão preocupados com o futuro têm considerado o consórcio como alternativa. Desta forma, acreditamos que o setor como um todo poderá seguir apresentando melhores resultados em relação ao ano passado”, projeta Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

Apesar do bom resultado de agosto, as vendas de cotas para veículos leves no acumulado do ano continuam em queda sobre as do ano passado, embora com índices cada vez menores. Entre janeiro e agosto deste ano, o sistema anotou a negociação de 629,3 mil unidades, entre cotas para a aquisição de automóveis e comerciais leves, volume 0,4% menor na comparação anual. Segundo a Abac, o resultado considerado estável aponta para viés positivo nos próximos resultados.

Já no segmento de pesados, que inclui caminhões, ônibus e implementos, as vendas de novas cotas nos oito meses do ano ficaram 4% abaixo do volume de igual período de 2015, passando de 32,6 mil para 31,3 mil unidades. A análise da Abac aponta que com a crise, o total de vendas de novas cotas oscilou abaixo da média mensal nos quatro primeiros meses do ano, mas nos quatro meses seguintes e encerrados em agosto, o segmento reverteu essa tendência e ficaram acima da média mensal de 3,9 mil.

O setor de duas rodas encerrou agosto sinalizando recuperação nas vendas de novas cotas, com aumento de 16% sobre julho, com 79 mil unidades, acima da média mensal do ano, que é de 74,1 mil. Contudo, no acumulado de janeiro a agosto, houve queda de 17% das vendas com relação às do ano passado, de 714,8 mil para 593,8 mil unidades.

Ao somar todos os segmentos do setor de veículos, os consórcios registraram a adesão de 1,25 milhão de novos consorciados (novas cotas) em oito meses, volume 8,8% menor do que 2015.

O crédito concedido para os consórcios neste período representou 28,9% do total de crédito disponível pelo sistema financeiro nacional para transações de financiamentos via CDC, leasing e consórcios, respondendo por R$ 21,49 bilhões de um total de R$ 74,38 bilhões.



Tags: Consórcio, Abac, financiamentos, Banco Central.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência