Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 17/10/2016 | 15h32

Scania entra em greve por tempo indeterminado

Metalúrgicos rejeitam proposta de reajuste de 5% mais abono

MÁRIO CURCIO, AB

Os metalúrgicos da Scania iniciaram uma greve por tempo indeterminado. Em assembleia realizada na manhã de segunda-feira, 17, eles rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa, de 5% mais abono. Motivo semelhante paralisou a fábrica da Volvo, em Curitiba (PR, veja aqui).

“A luta é para alcançar a reposição da inflação do período pelo INPC”, afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, que também é funcionário da Scania, instalada em São Bernardo do Campo (SP). Os trabalhadores foram orientados pelo sindicato a comparecer à empresa diariamente. A produção será paralisada por área.

“Faremos uma greve estratégica, paralisando a cada dia um setor diferente”, informa o coordenador do comitê sindical, Regis Guedes. A proposta rejeitada garantia manutenção de emprego por 12 meses, reposição integral da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em 2017 e um valor adicional (0,5% para cada mil unidades produzidas) no caso de a produção atingir ou superar 16 mil unidades. Para este ano, o volume de produção anual da fábrica é de 14 mil veículos (caminhões e ônibus).

Entre as montadoras da base sindical, somente na Scania a campanha salarial ainda está em negociação. Nas demais, o reajuste deste ano foi previsto em acordos firmados anteriormente, com validade para mais de um ano. Ao todo a Scania tem 3,2 trabalhadores. Destes, 2 mil atuam na produção.

Em nota à imprensa, a Scania lamentou a paralisação, que "traz prejuízos para todos os lados". A empresa informa que a proposta apresentada foi a melhor possível, considerando o cenário de queda de volumes que começou em 2014 e se agravou recentemente.



Tags: Metalúrgicos, greve, Scania, paralisação, Carlos Caramelo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência