Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 14/10/2016 | 15h20

Volume de financiamentos cai 28% em 9 meses

Vendas de veículos novos a prazo ficaram em 832,4 mil unidades, aponta Cetip

REDAÇÃO AB

O volume de financiamentos de veículos nos nos nove meses completos do ano ficou 28% abaixo de igual período de 2015, passando de 1,16 milhão para 832,4 mil unidades, considerando apenas veículos novos, entre automóveis, comerciais leves e pesados. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 14, pela Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), e incluem vendas por crédito direto ao consumidor (CDC), consórcio e leasing.

No acumulado de janeiro a setembro, a maior queda foi verificada no segmento de leves, com retração de 28,4% no comparativo anual, para 788,4 mil unidades – há um ano, este volume foi de mais de 1 milhão.

A queda observada no segmento de pesados, que inclui caminhões e ônibus, foi de 25,4%, passando de 59 mil para 43,9 mil veículos comerciais.

O segmento de duas rodas também sentiu a queda dos financiamentos: as vendas a prazo de motocicletas caíram 24,8% no acumulado de janeiro a setembro sobre iguais meses de 2015, para 474,1 mil unidades.

USADOS TÊM DESEMPENHO MELHOR

Os financiamentos também diminuíram nas vendas de veículos usados, mas em proporção muito menor. Segundo os dados da Cetip, a queda foi de apenas 5,6% no comparativo anual, passando de 2,15 milhões para 2,03 milhões de unidades ao somar leves e pesados e excluindo motos.

O segmento leve teve melhor desempenho registrando o menor índice de queda, de 5,3%, para 1,94 milhão contra as 2,05 milhões de igual acumulado do ano passado. Já os pesados usados viram suas vendas recuarem 10,3%, passando de 97,2 mil para 87,2 mil.



Tags: Financiamentos, vendas a prazo, Cetip.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência