Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 11/10/2016 | 10h59

Vendas de veículos importados encolhem mais em setembro

Dados da Abeifa indicam que retração no ano já passa de 42%

REDAÇÃO AB

Os importadores de veículos registraram nova queda nas vendas em setembro. Com menos dias úteis, o mês terminou com baixa de 6,2% nos negócios na comparação com agosto, para apenas 2,9 mil veículos. Sobre o mesmo mês de 2015 a contração chega a 38,3%. As informações são da Abeifa, associação que representa importadores e fabricantes de carros. Nos primeiros nove meses do ano a baixa da já chega a 42,2%, para 27,2 mil veículos.

-Veja aqui os dados da Abeifa

“As quedas consecutivas nas vendas mensais dos importadores sem fábrica no País indicam claramente que precisamos de medidas emergenciais e de impacto, de modo a reestruturar e manter a rede de concessionárias”, pediu José Luiz Gandini, presidente da entidade, em comunicado. As marcas representadas pela Abeifa tiveram apenas 1,78% de participação no mercado nacional até setembro de 2016.

Um dos grandes pleitos do executivo é o fim do adicional de 30 pontos no IPI dos carros. Enquanto isso não acontece, ele pede que sejam liberadas para o setor as cotas de importação que foram autorizadas, mas não utilizadas para algumas marcas. “Sem alteração no Inovar-Auto, não teremos condições de manter os atuais concessionários e, consequentemente, os empregos por eles gerados”, enfatiza Gandini, lembrando que o setor já para 35% de Imposto de Importação.

Os dados das fabricantes de veículos representadas pela Abeifa indicam queda importante de 70,8% nos volumes no acumulado do ano, para 8,6 mil unidades. Em setembro foram feitos pouco mais de mil veículos no Brasil pela BMW, Chery, Jaguar Land Rover, Mini e Suzuki, com queda de 13,8% sobre agosto e de 84,3% na comparação com o registrado há um ano.



Tags: importados, veículos, Abeifa, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência