Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 10/10/2016 | 10h24

Anfir pede mudança nos financiamentos do BNDES

Entidade defende que o banco parcele até 90% do valor dos implementos

REDAÇÃO AB

A Anfir, associação dos fabricantes de implementos rodoviários, defende mudança nas condições de financiamento oferecidas pelo BNDES para o setor. A entidade pede que o banco aumente sua participação na concessão de crédito para a compra destes equipamentos. Atualmente a instituição financia 50% do valor do bem para grandes empresas e 60% do montante no caso de pequenas e médias. “O ideal seria elevar os percentuais de participação para 80% grandes e 90% PMEs e simplificar a equação de concessão de crédito”, aponta o presidente da Anfir, Alcides Braga.

Pelas condições atuais, é possível financiar parcelas maiores do valor do implemento. A questão é que, neste caso, o crédito fica mais caro, com importante custo adicional no contrato. A entidade calcula que, nestas condições, o empréstimo alcança taxa de juros de 18%, bem acima da alíquota normal, calculada com base na TJLP, a Taxa de Juros de Longo Prazo.

O modelo que a Anfir gostaria que entrasse em vigor deveria manter as mesmas condições mesmo para o financiamento de parcela mais elevada do valor do implemento. Neste caso, seria possível cobrir 80% a 90% do montante com juros que incluiriam a TJLP, spread bancário e a comissão do agente financeiro, o que totalizaria entre 12% a 13% ao ano, segundo calcula a entidade.

O posicionamento da organização está alinhado com o defendido por uma série de fabricantes de caminhões. Uma delas é a MAN Latin America. Roberto Cortes, CEO da empresa, já declarou que o financiamento do BNDES deveria cobrir 100% do valor do bem.



Tags: crédito, financiamento, Anfir, BNDES. implemento, TJLP.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência