Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhões: Mercedes-Benz conquista espaço no mercado

Comerciais | 07/10/2016 | 21h14

Caminhões: Mercedes-Benz conquista espaço no mercado

Companhia ganhou fatia importante, enquanto Ford entregou participação

GIOVANNA RIATO, AB

Em abril a Mercedes-Benz completou 60 anos de presença no Brasil. Desde então a companhia se desdobra para fazer valer o tom comemorativo e tornar 2016 um ano de conquistas, ainda que em um mercado fortemente contraído. A estratégia mais agressiva tem funcionado e a empresa encerrou setembro com ganho importante de participação nas vendas, de quase 3 pontos porcentuais. Com o aumento, a marca respondeu por 29,5% do mercado de caminhões nos primeiros nove meses do ano e se manteve firme na liderança do segmento.

O resultado foi alcançado com 11,4 mil emplacamentos, volume 22,8% inferior ao negociado no mesmo intervalo de 2015. A queda, no entanto, foi menor do que a do mercado total, que encolheu 30% de janeiro a setembro, para 38,8 mil unidades. A MAN Latin America, que produz caminhões das marcas MAN e Volkswagen, também conquistou espaço no período, mas de forma mais modesta. A empresa abocanhou 0,3 ponto porcentual de espaço nas vendas e chegou a 27,6% de market share, garantindo a segunda posição no ranking. Foram licenciados 10,6 mil caminhões da companhia no período, com redução de 29,7%.

Boa parte da presença de mercado abocanhada por Mercedes-Benz e MAN veio da Ford, terceira colocada em vendas de caminhões. A montadora entregou 3,3 pontos porcentuais e ficou com 15,5% de participação entre janeiro e setembro. Foram 5,9 mil emplacamentos, com forte redução de 42,6%. A marca tem boa cobertura de mercado e manteve presença forte com os veículos da Linha F, que lideraram o segmento de semileves com 816 unidades vendidas. Ainda assim, a Ford foi a empresa com a queda mais forte de volume até mesmo nesta categoria, de 34,7%.

A Volvo, que oferece no mercado apenas caminhões semipesados e pesados, teve queda bem mais sutil de participação, com redução de 0,3 ponto no market share. Com 4,3 mil caminhões entregues aos clientes, a companhia respondeu por 11,2% do total vendido no Brasil até setembro. O volume de veículos emplacados é 32,3% menor do que o registrado nos primeiros nove meses do ano passado. A maior perda da montadora aconteceu no segmento de semipesados, com baixa de 49% nos negócios, para 1,1 mil unidades.

Na quinta colocação do ranking de vendas aparece a Scania, que também só vende veículos de maior porte, e entregou 3,2 mil caminhões, com queda de 15,9% na comparação anual. Como a baixa foi inferior à do mercado total, a companhia abocanhou 1,5 ponto porcentual de presença nas vendas e chegou a 8,4% de market share, com boa performance nos segmentos em que atua.

A Iveco segue perdendo espaço nas vendas: a participação diminuiu em 0,8 ponto porcentual, para 5,3%. As vendas da fabricante somaram pouco mais de 2 mil caminhões, volume 39,5% menor do que o registrado entre janeiro e setembro de 2015. O resultado só não foi pior porque a companhia garantiu bons resultados nos segmentos de caminhões semileves e leves.

Novata no Brasil, a DAF completa três anos de sua operação local (leia aqui) e segue crescendo sobre base pequena. As vendas da marca aumentaram 57,7% nos primeiros nove meses de 2016 e chegaram a 492 caminhões. A companhia conquistou 1,3 ponto porcentual de participação e respondeu por 0,7% das vendas no País.

A brasileira Agrale aparece em 8º lugar no ranking de vendas, com apenas 155 veículos negociados ao longo deste ano, com retração de 26,5%. A 9ª colocação ficou surpreendentemente para a chinesa Sinotruk, que chegou ao Brasil em 2011 com uma promessa de construir fábrica local que jamais foi adiante. A empresa vendeu 129 caminhões no País ao longo de 2016, provavelmente importados anos atrás e em estoque desde então. A Hyundai foi a 10ª colocada também com emplacamentos de modelos antigos.


Veja abaixo o desempenho das 10 marcas de caminhões mais vendidas do País de janeiro a setembro de 2016:



Tags: ranking, caminhões, Mercedes-Benz, participação, Ford, MAN.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência