Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Motos vão terminar 2016 abaixo de 1 milhão

Mercado | 07/10/2016 | 17h20

Motos vão terminar 2016 abaixo de 1 milhão

Emplacamentos reais do setor serão pouco melhores que os de 12 atrás

MÁRIO CURCIO, AB

O Brasil fechará o ano abaixo de 1 milhão de motos zero-quilômetro emplacadas, fato que não ocorria desde 2004, quando foram registradas 896,1 mil unidades. De janeiro a setembro deste ano o País teve apenas 687,3 mil motocicletas licenciadas e com isso ficará aquém da projeção anual para 1.020.000 unidades, divulgada pelos fabricantes há três meses.

“Ainda não refizemos as projeções, mas certamente fecharemos abaixo disso”, admite Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, associação que reúne fabricantes do setor. Segundo a entidade, em setembro foram licenciadas 66,8 mil unidades e no acumulado do ano foram 687,3 mil motos novas emplacadas, queda de 27,1% ante iguais meses de 2015. Os números diferem dos divulgados pela Fenabrave porque excluem 88,9 mil ciclomotores usados, lacrados durante o ano como se fossem em virtude de uma mudança no código de trânsito.

-Veja aqui os números da Abraciclo

As Regiões com menor queda nos emplacamentos este ano foram o Nordeste (-19,9%) e o Sudeste (-28,8%). A retração mais acentuada ocorreu no Sul (-34,8%). A Abraciclo atribuiu o fraco desempenho de setembro à greve dos bancários, que prejudicou sobretudo as vendas efetuadas por lances de consórcio. A modalidade respondeu neste ano pela maior parte das vendas, 35,2%, ante os 33,3% dos negócios feitos por crediário e 31,5% de transações à vista.

Fermanian acredita que haverá números mais favoráveis que os atuais em novembro e dezembro com a entrada do 13º salário. Por causa do fraco desempenho no varejo, as vendas no atacado registraram queda de 28,7% no acumulado do ano, com 683,4 mil unidades repassadas das fábricas às revendas (275,6 mil motos a menos que nos mesmos nove meses de 2015).



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Marcos Fermanian, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência