Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 04/10/2016 | 14h35

Tupy fornece blocos de motor para Ford F-150

Componentes fabricados com ferro vermicular permitem redução de peso

REDAÇÃO AB

A Tupy é a fornecedora do bloco do motor 2.7 que equipa a nova picape americana Ford F-150. Feito de ferro vermicular (CGI), o componente também é aplicado nos modelos Edge e Taurus vendidos dentro do mercado chinês. O motor está entre os primeiros propulsores a gasolina a utilizar o CGI em grande escala.

O material tem alta resistência e traz como principal vantagem permitir a redução da espessura das paredes e, consequentemente, do peso do bloco. Já era empregado pela Tupy no motor a diesel Powerstroke V8 6.7 utilizado em veículos pesados criados pela Ford.

O desenvolvimento dos blocos de ferro vermicular teve início em 2012 na fábrica da Tupy de Saltillo, no México. A planta recebeu investimentos para se adaptar à fabricação de produtos feitos de CGI em grande escala. A complexidade exigiu a implantação de um processo inovador de moldagem para atender às expectativas da Ford.

Tags: Tupy, blocos de motor, ferro vermicular, Ford, F-150, Taurus, Edge.


Comentários

  • Carlos

    Apenas para esclarecimento: a tradução mais utilizada no Brasil para CGI - Compacted Graphite Iron - é Ferro Fundido Vermicular. Também pode-se encontrar na literatura os termos Ferro (Fundido) de Grafita Vermicular ou de Grafita Compacta.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência