Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fábrica da BMW no Brasil completa dois anos de operação

Indústria | 30/09/2016 | 16h29

Fábrica da BMW no Brasil completa dois anos de operação

Unidade de Araquari que monta seis modelos já produziu 24 mil veículos

REDAÇÃO AB

Há exatos dois anos o Grupo BMW abria as portas de sua fábrica no Brasil, na cidade de Araquari (SC). Com capacidade para produzir 32 mil veículos por ano, a unidade recebeu investimento de € 256 milhões, equivalentes a R$ 930 milhões e que ainda estão sendo aplicados na planta. Construído em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados, o complexo abriga estrutura completa de uma montadora, desde soldagem, carroceria, montagem, pintura e logística.

As operações iniciaram com a montagem do sedã Série 3: naquela época, apenas a área de montagem funcionava. Pelos planos da empresa, as demais atividades seriam acrescentadas à rotina aos poucos e conforme os ajustes avançassem, caso da área de solda e pintura que começaram no ano seguinte, em 2015 (leia aqui). Atualmente, a unidade opera em plenitude e já conta com seis modelos em linha: os BMW Série 1, Série 3, X1, X3, o Mini Countryman e mais recentemente o X4, cuja produção começou há um mês.

Em abril deste ano a unidade entrou em mais uma nova fase, a de exportação com a produção e envio de 10 mil unidades do BMW X1 aos Estados Unidos. A planta, que conta com 700 trabalhadores, tem outros 300 temporários dedicados exclusivamente ao projeto de exportação.

“Mais que produzir automóveis, nossa fábrica celebra a paixão em dirigir e isso está refletido em nossa produção no País. A escolha do Brasil como sede para a primeira fábrica de automóveis do BMW Group na América do Sul demonstra a posição estratégica do País dentro de nossas operações e o amor do brasileiro por carros. Nosso time é motivado e obstinado por qualidade. Este ano, fomos capazes de concretizar o sonho de exportar, a partir da fábrica Araquari, para um mercado extremamente exigente como o norte-americano. Nossa fábrica está preparada e com potencial para produzir mais, assim como estamos fazendo em 2016”, afirma Carsten Stöcker, vice-presidente sênior da fábrica do Grupo BMW em Araquari.

A fábrica catarinense começou a ser construída em dezembro de 2013 logo após a cerimônia de assentamento da pedra fundamental (leia aqui). Dez meses depois – tempo recorde para o início da operação de uma fábrica do grupo – a unidade brasileira entregava seu primeiro veículo, um BMW Série 328i Activeflex. Onze meses depois a linha superou a marca de 10 mil automóveis produzidos (leia aqui).

Em outubro do ano passado, o projeto de construção da fábrica venceu o German Project Excellence Award, o mais importante prêmio de gerenciamento de projetos da Europa, concedido pela Associação Alemã de Gestão de Projetos. E em dezembro conquistou o prêmio Fritz Müller, na categoria Gestão Ambiental, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) do governo de Santa Catarina.



Tags: BMW, Grupo BMW, fábrica, Araquari, Mini, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência