Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Peugeot faz ofensiva SUV no Salão de Paris
Novo 3008 chega ao mercado europeu semanas depois do salão

Eventos | 29/09/2016 | 19h08

Peugeot faz ofensiva SUV no Salão de Paris

Montadora exibe novos 3008 e 5008, mais o 3008 DKR do Rali Dakar

REDAÇÃO AB

O crescimento nas vendas de utilitários esportivos na Europa levou a Peugeot a uma ofensiva SUV no Salão de Paris. A montadora mostra no evento os modelos 3008 e 5008 renovados e também o 3008 DKR, com o qual vai disputar o Rali Dakar 2017.

O 3008 teve novo desenho, arquitetura interna otimizada e recebeu mais itens tecnológicos de conforto e segurança. O interior do tipo i-Cockpit (que combina volante pequeno com instrumentos muito bem distribuídos no painel) está mais versátil. O modelo é produzido em Sochaux nas versões GT e GT Line. Será lançado na Europa semanas depois do fim do salão parisiense.

O novo 5008 é montado sobre a plataforma modular EMP2. O carro também recebe interior i-Cockpit e diversos dispositivos high-tech. O interior tem sete lugares individuais. Os bancos da segunda fileira não são apenas independentes, mas também reguláveis e retráteis.

Os da terceira fila são retráteis e removíveis, permitindo a utilização de 780 litros de bagagem no porta-malas. Fabricado em Rennes, ele chega ao mercado europeu na primeira metade do ano que vem. Os europeus resistiram ao segmento por algum tempo, mas isso virou passado e a venda de SUVs vem crescendo no continente há três anos e meio.

3008 RALIZEIRO

O novo protótipo 3008 DKR que participará do Rali Dakar foi criado em colaboração com o centro de design da montadora. Do ponto de vista técnico, a divisão de competições fez um trabalho focado principalmente nas suspensões (amortecedores e geometria) para melhorar o comportamento do veículo.

Os engenheiros também alteraram ou o sistema de arrefecimento do motor, instalaram reforços e trabalharam na integração de um equipamento de climatização para reduzir o calor na cabine, um problema sempre crítico em carros de rali.

O motor teve de ser trabalhado para oferecer mais força em rotações baixas, porque uma alteração no regulamento diminuiu a potência em 20 cavalos.


À esquerda o 3008 DKR, pronto para o Dakar 2017; à direita o novo 5008, com interior versátil e 7 bancos individuais.



Tags: Peugeot, 3008, 5008, DKR, SUV, utilitário esportivo, i-Cockpit.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência