Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 26/09/2016 | 12h56

Renault-Nissan assina parceria com Microsoft

Empresas vão desenvolver soluções em nuvem para modelos futuros

REDAÇÃO AB

Reportagem atualizada às 18H28.

A Aliança Renault-Nissan e a Microsoft assinaram acordo de parceria global para a condução conectada. As companhias vão trabalhar para desenvolver a futura geração de serviços conectados para carros equipados com o Microsoft Azure, solução em nuvem da companhia.

Os serviços vão facilitar a vida do consumidor por meio de navegação avançada, manutenção preventiva, monitoramento remoto dos equipamentos do carro, experiências móveis externas e atualizações via OTA (over-the-air).

“Ser parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias-chave fundamentais para permitir a criação de um ambiente que nossos consumidores desejam e também construir modelos totalmente novos que eles ainda nem imaginaram”, afirma o vice-presidente para veículos conectados da Aliança Renault-Nissan, Ogi Redzic.

A companhia vem se empenhando para produzir veículos autônomos e equipamentos de conectividade a preços acessíveis. A aliança pretende desenvolver tecnologias e equipamentos que deem suporte ao lançamento de mais de dez veículos autônomos até 2020 com serviços que melhorem a utilização do tempo livre daqueles que estarão desobrigados de dirigir esses futuros automóveis.

O Microsoft Azure provê uma plataforma global já testada, segura e com escala ilimitada, que permite à Renault-Nissan entregar serviços ao redor do mundo para sua base de clientes. A Renault-Nissan escolheu o Azure por conta de seu grau de segurança e pelo rigoroso comprometimento da Microsoft com regras de conformidade.

Além disso, o Azure roda em múltiplos sistemas operacionais, linguagens de programação e ferramentas, garantindo flexibilidade e poder de escolha para a construção de uma plataforma comum para a Renault-Nissan desenvolver serviços para ambas as marcas da aliança.

“Apesar de a experiência do carro conectado estar em seu início, acreditamos que há muito potencial para realmente mudar essa indústria”, afirma o vice-presidente executivo e presidente global de vendas, marketing e operações da Microsoft, Jean-Philippe Courtois.

A parceria com a Microsoft vai acelerar o desenvolvimento dos melhores serviços de informação e entretenimento e daqueles baseados em localização. Com a Microsoft, a Aliança Renault-Nissan quer expandir a produtividade dentro do carro. Os clientes poderão fazer downloads “over-the-air” de atualizações, por exemplo, do mais recente programa de condução autônoma e aplicativos que ajudam a evitar colisões.

Poderão checar e comunicar seu tempo estimado de chegada ou alertar amigos sobre uma mudança de planos. Também poderão utilizar o pagamento automático de dentro do carro para pedágios ou estacionamentos com o simples toque de um botão.

O proprietário do automóvel poderá monitorar seu veículo de qualquer lugar por celular ou laptop e até transferir o controle para um amigo ou parente que necessite do carro, sem a necessidade de transferência de chaves físicas. Poderá ainda usar um aplicativo móvel que o ajude a encontrar o carro, que o carregue remotamente, trave e destrave.

Programas de rastreamento localizarão o carro roubado e o desabilitarão na primeira oportunidade. Ao adicionar conectividade, os consumidores poderão ter acesso a serviços avançados de diagnóstico automotivo. E a engenharia poderá coletar dados úteis em tempo real.



Tags: Renault, Nissan, Microsoft, Azure, carro autônomo, Ogi Redzic.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência