Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Foton inicia produção de pré-série na Agrale

Indústria | 23/09/2016 | 14h47

Foton inicia produção de pré-série na Agrale

Empresa usa linha de montagem em Caxias do Sul temporariamente

REDAÇÃO AB

A Foton já fabrica seus primeiros caminhões na linha de montagem da fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), onde a montadora decidiu iniciar suas atividades industriais no País de forma temporária (leia aqui). Por lá, a empresa está montando os chamados pré-série, que representa a fase de testes da linha de produção com o modelo já validado com os fornecedores e apto para o mercado.

A primeira unidade foi mostrada pelo presidente do conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros, ao governador do estado, José Ivo Sartori, que visitou a unidade caxiense.

“Os primeiros caminhões produzidos pela Foton no Brasil atestam a capacidade da linha adotada no Rio Grande do Sul em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante seu projeto de estabelecimento no País. Estamos em fase de testes de produção dos caminhões e o início da fabricação nacional deverá acontecer no final de outubro”, disse Mendonça de Barros.

A linha de produção adotada pela Foton em Caxias do Sul é resultado de um acordo firmado em março deste ano com a Agrale, que prevê o uso de uma linha de montagem para a produção de seus caminhões enquanto a fábrica própria da montadora chinesa estiver em fase de construção em Guaíba (RS). “Mantemos rigorosamente os nossos planos de produção de veículos comerciais no Brasil para este ano. Os caminhões produzidos na linha provisória já contarão com índices de nacionalização superiores a 65%. Com isso, teremos acesso ao Finame e, certamente, no ano que vem, quando vamos inaugurar a fábrica própria em Guaíba, este índice estará próximo aos 70%”, diz Mendonça de Barros.

Para o executivo, a ideia de fabricar os caminhões de maneira temporária em uma linha exclusiva foi colocada em prática em tempo recorde. “Em menos de seis meses já temos o primeiro produto que chamamos de pré-série. Certamente, no fim do próximo mês, a linha passará a fabricar nossos caminhões em ritmo normal para atender a demanda do mercado interno”.

“Estamos iniciando uma nova linha de produção de caminhões exatamente no momento mais crítico da crise econômica brasileira, o que demonstra claramente que nossos planos para o País são de longo prazo e a total confiança que a Foton chinesa deposita no potencial de crescimento econômico nacional”.

“É uma alegria estar acompanhando a história da Foton e enxergar que sua parceria com a Agrale demonstra que todos podem trabalhar juntos e que, com coragem e determinação as coisas podem ser realizadas. Essa ação também representa a confiança da Foton no Rio Grande do Sul. Serão novos produtos, novos empregos, novas rendas, novas tecnologias. Nós estamos criando aqui oportunidades. Quero desejar muito sucesso a Foton”, declarou o governador do Rio Grande do Sul.



Tags: Foton, produção, pré-série, Agrale, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência