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23/09/2016 | 13h40

Autopeças

Maxion Wheels lança roda de aço mais leve para OEM

Modelo de 30 kg para veículos comerciais chega ao mercado europeu em 2020


REDAÇÃO AB

A Maxion Wheels aproveita a 66ª edição do IAA Commercial Vehicles, maior salão de veículos comerciais e de componentes que acontece em Hannover, na Alemanha, para lançar a roda de aço mais leve para o segmento: a partir de um processo inovador que a empresa desenvolve, o novo produto deverá pesar 30 kg. Segundo a companhia, a roda de aço mais leve do mercado atualmente é a Gen34, de 22,5” x 9,0”, cujo peso é de 34 kg. A estimativa é de que a nova roda chegue ao mercado europeu em 2020.

“Sabemos que uma das principais preocupações dos nossos clientes é a redução das emissões de CO2, à medida que os fabricantes de veículos europeus se veem diante de metas agressivas definidas pela Comissão Europeia”, afirmou o diretor geral da Maxion Wheels, Pieter Klinkers. “Reduzir o peso do veículo é uma estratégia importante, pois caminhões mais leves significam menos consumo de combustível, que significa menos emissões. A Maxion Wheels sempre se esforça para liderar o desenvolvimento de novas tecnologias no setor para fornecimento de rodas de aço mais leves para veículos comerciais e, nesse aspecto, conseguimos inovar com a Gen34, que pesa apenas 34 quilos. Com um design sofisticado e o uso de técnicas de fabricação internacionais, mais de 5 quilos de aço foram eliminados nos últimos anos, sem sacrificar a confiabilidade e a durabilidade do produto. Isso representa uma economia de aproximadamente 35/40 quilos em um veículo”, completou.

Segundo o executivo, a Gen34 começará a ser fabricada em 2017: “Continuaremos a trabalhar duro para que essas rodas pesem aproximadamente 30 quilos até 2020”, concluiu.

A empresa também lançou na feira a tecnologia MaxSmart, que combina as rodas de aço para caminhão da Maxion com um sistema de sensores para capturar e comunicar uma grande variedade de dados sobre os pneus e sobre as rodas, tanto para o motorista quanto para a frota.

“A segurança do motorista na estrada é uma das maiores questões do setor. No momento certo, os dados coletados serão informados ao motorista. Com isso queremos contribuir para a prevenção de acidentes e evitar reparos onerosos aos veículos”, disse Klinkers. “A roda MaxSmart da Maxion Wheels usa a energia cinética do movimento das rodas para alimentar constantemente os sensores que estão coletando e comunicando a carga das rodas, a força de aperto para o eixo, a temperatura e a pressão dos pneus. Esses dados são carregados no veículo e para a nuvem e revertidos em informação sobre a segurança do veículo para o motorista e para a frota.”

Segundo a empresa, a tecnologia MaxSmart está em fase de teste e deverá estar pronta para produção em 2017.


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