Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Maxion Wheels lança roda de aço mais leve para OEM

Autopeças | 23/09/2016 | 13h40

Maxion Wheels lança roda de aço mais leve para OEM

Modelo de 30 kg para veículos comerciais chega ao mercado europeu em 2020

REDAÇÃO AB

A Maxion Wheels aproveita a 66ª edição do IAA Commercial Vehicles, maior salão de veículos comerciais e de componentes que acontece em Hannover, na Alemanha, para lançar a roda de aço mais leve para o segmento: a partir de um processo inovador que a empresa desenvolve, o novo produto deverá pesar 30 kg. Segundo a companhia, a roda de aço mais leve do mercado atualmente é a Gen34, de 22,5” x 9,0”, cujo peso é de 34 kg. A estimativa é de que a nova roda chegue ao mercado europeu em 2020.

“Sabemos que uma das principais preocupações dos nossos clientes é a redução das emissões de CO2, à medida que os fabricantes de veículos europeus se veem diante de metas agressivas definidas pela Comissão Europeia”, afirmou o diretor geral da Maxion Wheels, Pieter Klinkers. “Reduzir o peso do veículo é uma estratégia importante, pois caminhões mais leves significam menos consumo de combustível, que significa menos emissões. A Maxion Wheels sempre se esforça para liderar o desenvolvimento de novas tecnologias no setor para fornecimento de rodas de aço mais leves para veículos comerciais e, nesse aspecto, conseguimos inovar com a Gen34, que pesa apenas 34 quilos. Com um design sofisticado e o uso de técnicas de fabricação internacionais, mais de 5 quilos de aço foram eliminados nos últimos anos, sem sacrificar a confiabilidade e a durabilidade do produto. Isso representa uma economia de aproximadamente 35/40 quilos em um veículo”, completou.

Segundo o executivo, a Gen34 começará a ser fabricada em 2017: “Continuaremos a trabalhar duro para que essas rodas pesem aproximadamente 30 quilos até 2020”, concluiu.

A empresa também lançou na feira a tecnologia MaxSmart, que combina as rodas de aço para caminhão da Maxion com um sistema de sensores para capturar e comunicar uma grande variedade de dados sobre os pneus e sobre as rodas, tanto para o motorista quanto para a frota.

“A segurança do motorista na estrada é uma das maiores questões do setor. No momento certo, os dados coletados serão informados ao motorista. Com isso queremos contribuir para a prevenção de acidentes e evitar reparos onerosos aos veículos”, disse Klinkers. “A roda MaxSmart da Maxion Wheels usa a energia cinética do movimento das rodas para alimentar constantemente os sensores que estão coletando e comunicando a carga das rodas, a força de aperto para o eixo, a temperatura e a pressão dos pneus. Esses dados são carregados no veículo e para a nuvem e revertidos em informação sobre a segurança do veículo para o motorista e para a frota.”

Segundo a empresa, a tecnologia MaxSmart está em fase de teste e deverá estar pronta para produção em 2017.



Tags: Maxion Wheels, roda de aço, Hannover.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência