Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW lança Golf 1.0 TSI com 125 cavalos
Golf 1.0 TSI tem preço inicial de R$ 74.990

Lançamentos | 22/09/2016 | 20h20

VW lança Golf 1.0 TSI com 125 cavalos

Motor três-cilindros do Up! recebeu nova turbina e outras modificações

MÁRIO CURCIO, AB

Reportagem atualizada em 25/9/2016.

O Volkswagen Golf passa a ter uma versão 1.0 TSI. Seu motor de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível é semelhante ao do Up! TSI, mas produz 125 cavalos em vez de 105. O novo carro chega em novembro na versão Comfortline, com câmbio manual de seis marchas e preço inicial de R$ 74.990. Este é o único hatch médio à venda no Brasil com motor de um litro e também o 1.0 flex mais potente a equipar um carro nacional.

A nova opção passa a ser a mais acessível do Golf, abaixo da 1.6 Comfortline, que tem 120 cv e tabela de R$ 78.130. Outros propulsores disponíveis para o carro são o 1.4 TSI e o 2.0 TSI. O supervisor de marketing de produto Joas Fritz descarta a saída de linha do 1.6: “Vamos manter todos os motores. É provável que aqueles que gostam mais de tecnologia optem pelo novo 1.0 TSI e os mais conservadores procurem o 1.6 na versão com câmbio automático, não disponível no 1.0”, afirma.

O executivo não revela como ficará o mix de vendas do Golf, mas recorda: “Quando lançamos o Up! TSI estimávamos 20% de participação e um ano depois ela já representava quase 50%”, recorda Fritz. O novo motor também é produzido em São Carlos (SP). Os 20 cavalos extras em relação ao Up! TSI vêm do aumento da pressão do turbo de 0,9 para 1,3 bar. “A turbina também é fornecida pela BorgWarner e tem as mesmas dimensões daquela do Up! TSI, mas resiste a temperaturas até 1.050 graus Célsius em vez de 950 porque utiliza outros materiais”, afirma o engenheiro de powertrain da VW, Paulo Takamura.

Parte da nova turbina substitui o ferro fundido por aço e alto cromo. E o rotor recebe a adição de titânio e tungstênio. Também por causa do aumento da temperatura a Volkswagen substituiu as válvulas do motor por outras com interior preenchido com sódio, que por isso dissipam melhor o calor. E as novas velas NGK utilizam eletrodo central de irídio.

VW
Volante é revestido de couro e vem com ajustes de altura e profundidade. Central multimídia de série inclui rádio CD-Player, tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e App-Connect.

Ainda na comparação com o Up! TSI, o radiador principal aumentou 68% e o auxiliar, 170%. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular o modelo obteve a letra A. Na cidade ele faz 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Na estrada os números passam a 10,1 km/l (e) e 14,3 km/l (g).

De acordo com a Volkswagen, o Golf 1.0 TSI acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, números obtidos com etanol. Esses dados são melhores que os da versão 1.6, que acelera de zero a 100 km/h em 10,4 s e chega a 188 km/h.

Entre os itens de série há freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem automática pós-colisão, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para prender cadeirinhas infantis, sete airbags, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, travamento central por controle remoto, rodas de liga leve de 16 polegadas, assistente de partida em rampa e sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira.

Os retrovisores externos têm aquecimento, ajuste elétrico, luz de seta integrada e função “tilt down”, que baixa o foco do espelho direito cada vez que se engata a marcha à ré para facilitar manobras. A central de entretenimento Composition Media é outro item de série em todas as versões.

Entre os opcionais há teto solar elétrico, ar-condicionado com controle digital e duas zonas distintas de temperatura, sensores de chuva e de luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional com comandos de áudio, do computador de bordo e do controlador automático de velocidade, central Discover Media com rádio-CD player, tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e comando por voz.

DESEMPENHO COMPATÍVEL COM O CARRO

Agradável de guiar, a nova opção turbinada do hatch não só é mais potente que a 1.6 como tem mais força em rotações baixas. São 20,4 kgf.m a partir de 2.000 rpm (ante 16,8 kgf.m a 4.000 rpm no 1.6).Automotive Business avaliou 1.0 TSI na pista de testes da Pirelli, em Sumaré (SP), em estradas próximas e aprovou o lançamento. Vale dizer: este é mais um Golf, agora em sua versão de entrada, sem pretensão esportiva, mas com desempenho geral um pouco melhor que o do Golf 1.6. Para favorecer a economia de combustível o novo motor trabalha tranquilo, a cerca de 2.800 rpm, quando se anda a 120 km/h em sexta marcha.

O câmbio tem engates fáceis e a posição de dirigir é muito boa. Na pista de testes deu também para comprovar a firmeza do carro em curvas, os bons freios e a eficiência dos controles de estabilidade e tração em piso molhado. Segundo a Volkswagen, os testes com o modelo foram feitos em temperaturas entre -25 e 50 graus Célsius. A montadora rodou mais de 1 milhão de quilômetros e o motor cumpriu mais de 9 mil horas em dinamômetro.

A Volkswagen também apresentou o modelo Tiguan 1.4 TSI a gasolina e o Golf Variant 1.4 TSI flex, ambos com 150 cv (leia aqui).

Assista ao vídeo sobre a nova opção do Golf:



Tags: VW, Golf, TSI, Up!, Joas Fritz, BorgWarner, Paulo Takamura.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência