Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 22/09/2016 | 14h43

Delphi apresenta injetores inteligentes no IAA

Bicos de alta precisão reduzem consumo e emissões com até nove injeções por ciclo

PEDRO KUTNEY, AB | De Hannover (Alemanha)

A Delphi apresenta esta semana no salão de veículos comerciais de Hannover, o IAA Commercial Vehicles, na Alemanha, sua nova geração de bicos injetores de alta precisão que vão equipar novos motores diesel Euro 6, previstos para serem usados no novo sistema de injeção commom rail F3 que vão equipar caminhões médios, semipesados e pesados a partir de 2021. Os novos injetores inteligentes têm o funcionamento controlado por uma central eletrônica de gerenciamento, que calibra o desempenho de forma automática com até nove injeções por ciclo, de acordo com a necessidade, e mantém o desempenho do dispositivo inalterado por toda a vida útil do motor.

Segundo a Delphi, não há necessidade de constantes recalibragens dos injetores conforme o veículo envelhece, pois o sistema é autoajustável, reduzindo os gastos e tempo de manutenção. A fabricante garante o funcionamento do bico como igual a de um novo por mais de 1,6 milhão de quilômetros de operação. No caso de troca, também não é preciso calibrar o injetor, pois o sistema memoriza o seu funcionamento.

Há ganhos em economia de combustível e emissões. A fabricante explica que, dependendo do regime de trabalho do motor, os injetores podem fazer até nove injeções de combustível por ciclo (contra duas a três nos bicos atuais Euro 6), aumentando assim a eficiência da combustão no cilindro. Com isso, a Delphi antecipa redução de consumo em torno de 1,5%. A habilidade de controlar com precisão a “estratégia de injeção” diminui os picos de temperatura e reduz as emissões de NOx e fuligem (particulado). Por consequência, também podem ser reduzidos os gastos com os catalisadores SCR de pós-tratamento de gases e seu consumo de solução de ureia (conhecida como Arla no Brasil) que é injetada no sistema.

“O controle fechado é essencial para o funcionamento da próxima geração de sistemas de combustível, mas isso precisa ser feito sem adicionar complexidade”, afirma Kerem Erman, vice-presidente da divisão Powertrain da Delphi e diretor geral da unidade de sistemas de injeção de combustível. “Os novos injetores inteligentes têm essa simplicidade, sem necessidade de cabeamento adicional. Por isso acreditamos que é a solução de melhor custo-benefício para atender a evolução do motores Euro 6”, avalia.



Tags: IAA Hannover, Delphi, injetores, salão, exposição, evento, veículos comerciais, caminhões, ônibus, vans.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência