Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz investe em campo de provas
Campo da Mercedes no interior de São Paulo começou a ser construído e servirá para desenvolvimento internacional de veículos comerciais

Comerciais | 21/09/2016 | 21h12

Mercedes-Benz investe em campo de provas

Pista para desenvolver caminhões e ônibus será em Iracemápolis

PEDRO KUTNEY, AB | De Hannover (Alemanha)

A Mercedes-Benz já começou as obras de terraplanagem para construir seu primeiro campo de provas no Brasil, para o desenvolvimento internacional de caminhões e ônibus. Com investimento de R$ 70 milhões, as instalações terão 1,3 milhão de metros quadrados, onde serão feitas 18 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 25 km. A estrutura fica no mesmo terreno que abriga a fábrica de automóveis da marca, inaugurada este ano em Iracemápolis, no interior paulista.

“Será o maior e mais completo campo de provas de veículos comerciais do Hemisfério Sul”, destacou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que fez o anúncio em entrevista a jornalistas brasileiros na abertura do 66º IAA Commercial Vehicles, alão de veículos comerciais e componentes, que acontece em Hannover, Alemanha, 22 a 29 de setembro. A inauguração das pistas está prevista para o fim de 2017. Schiemer admite que os incentivos do Inovar-Auto, para as montadoras que investirem em pesquisa e desenvolvimento no País, ajudaram na decisão de aprovar o investimento.

Em seus 60 anos de história no Brasil, completados na semana que vem, a Mercedes já fazia desenvolvimento de campo em pistas alugadas, uma delas no interior de São Paulo. “Não tínhamos toda a estrutura necessária e a logística não ajudava”, diz Schiemer. Ele explica que o novo campo será usado pela operação local da empresa e também internacional, compatível com as instalações de Wörth, principal fábrica e centro de desenvolvimento de caminhões da Mercedes na Alemanha. “Vamos fazer aqui testes em diversos veículos comerciais do grupo, para condições mais severas de rodagem que não são encontradas na Europa”, explica o executivo. Contudo, o investimento não inclui laboratórios, apenas o conjunto de pistas.

Como o novo campo de provas fica ao lado da fábrica de automóveis, Schiemer diz que “eventualmente também poderá ser usada para testes de veículos leves, mas o campo foi pensado prioritariamente para caminhões e ônibus”. A escolha de Iracemápolis, e não Juiz de Fora (MG), onde também haveria espaço, foi “para facilitar a logística, a localização no interior de São Paulo fica bem mais acessível para nossos técnicos que ficam em São Bernardo, e também temos muito espaço em Iracemápolis, com terreno de 2,5 milhões de metros quadrados”.



Tags: Mercedes-Benz, campo de provas, desenvolvimento, engenharia, investimento, IAA Hannover, salão, exposição, evento, veículos comerciais, caminhões, ônibus, vans.

Comentários

  • Eustáquio

    Realmente é uma bela iniciativa! Os testes atualmente são feitos em trechos reais de aplicação dos produtos, bem como em uma área de fazenda de cana de açúcar! Um complexo de testes com pistas diversas é fundamental para um desenvolvimento mais científico dos produtos! Agora tanto os produtos nacionais como os mundiais poderão ter testes correlacionados e de forma prática e com custo adequado! Parabéns à empresa e aos colegas da área de desenvolvimento!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência