Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Motores | 21/09/2016 | 17h34

FPT lança motor GNV para a América Latina em Hannover

Cursor 9 é o primeiro movido a combustível alternativo para pesados

REDAÇÃO AB

A FPT Industrial aproveita o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, que acontece em Hannover, na Alemanha, para lançar o motor Cursor 9 GNV (gás natural veicular) e destinado aos mercados da América Latina. Segundo a empresa, é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento pesado e que pode ser acoplado a um câmbio automatizado.

O presidente da FPT Industrial na América Latina, Marco Aurélio Rangel, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e o executivo revela que a empresa estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua fábrica argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, ressalta.

Com capacidade para funcionar com GNV, biometano ou GLP (gás liquefeito de petróleo), o consumo de combustível é mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.

O propulsor tem equivalência em potência e torque quando comparado com sua versão a diesel, enquanto as emissões de CO2 de veículos movidos a gás natural são significativamente menores. Indicado para aplicações pesadas, coleta de lixo, transporte municipal e intermunicipal, com baixa emissão de CO2, o novo motor GNV pode ser instalado em todos os tipos de configuração de tração de caminhões pesados 4x2, 6x2 e 8x2 ou em ônibus urbanos convencionais e BRT’s.

Dispensa o uso do componente EGR para recirculação de gases de escape e do SCR, para redução catalítica seletiva. No entanto, utiliza um catalisador simples de três vias localizado na extremidade do tubo de escape com uma estrutura integrada revestida por metais preciosos. Além disso, o Cursor 9 GNV possui novos injetores de combustível multiponto que permitem uma taxa de fluxo superior às versões anteriores.

A FPT trabalha com motores movidos a GNV há 25 anos, atingindo neste ano a marca de 30 mil unidades vendidas ao longo deste período. Seu portfólio para operações com o combustível alternativo inclui os motores F1C, N60, Cursor 8 e Cursor 9, com potências que vão de 136 a 400 cv, todos aplicáveis em veículos comerciais leves, caminhões médios, semipesados e pesados, além de ônibus urbanos e em máquinas agrícolas.



Tags: FPT Industrial, FPT, motor, GNV, gás natural veicular, América Latina, Hannover, IAA 2016.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência