NOTÍCIAS
19/09/2016 | 20h16

Autopeças

Indústria de autopeças terá longo período de ociosidade

Apesar da perspectiva, Sindipeças aponta que queda parou de se aprofundar


GIOVANNA RIATO, AB

Sem falsas esperanças, Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças, admite que a cadeia produtiva ainda tem longos anos de ociosidade para administrar. O dirigente participou do Fórum da Qualidade Automotiva, promovido pelo IQA na segunda-feira, 19, em São Paulo (SP). Em sua apresentação no evento, ele declarou que este é o momento de inflexão na curva de queda da demanda por veículos no Brasil, com início de lenta recuperação. “Com certeza vou errar a projeção, mas apenas em 2022 ou 2023 devemos alcançar os volumes dos recordes recentes”, avalia.

Até lá, ele diz, o setor terá de enfrentar a ociosidade superior a 50% da capacidade produtiva na indústria de autopeças. O caso é mais grave ainda para fornecedores de componentes para veículos pesados, que administram sobra superior a 70% do potencial instalado.

Ioschpe voltou a falar que essa é a pior crise já enfrentada pela indústria de autopeças no Brasil. Segundo ele, a dificuldade está mais relacionada à recente expectativa de crescimento frustrada do que, efetivamente, com o volume atual de produção em torno de 2 milhões de veículos por ano. “Nos preparamos para patamares bem maiores”, observa.

O presidente do Sindipeças fala mais sobre este e outros assuntos na Revista Automotive Business de agosto, disponível aqui em versão eletrônica.

Assista aos principais trechos da entrevista de Dan Ioschpe para a Revista AB:


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 14/02/2017
São Paulo avaliará veículos leves e pesados a partir de 2018

Esta coluna é apoiada por:

AUTOINFORME | 15/02/2017
Companhias se empenham em ações para aprimorar atendimento e pós-venda
QUALIDADE | 13/02/2017
Indústria automotiva precisa começar a pensar na retomada
DE CARRO POR AÍ | 13/02/2017
FCA adicionou mais um concorrente de peso na faixa mais promissora do mercado
INOVAÇÃO | 13/02/2017
Precisamos de bons exemplos que marcaram a história pela capacidade de ousar e criar
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
O mundo está em transformação e é melhor ser parte da mudança do que esperar ela acontecer
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes