Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
 Yamaha relança Neo com motor de 125 cc

Lançamentos | 19/09/2016 | 09h30

Yamaha relança Neo com motor de 125 cc

Modelo traz agora injeção eletrônica, rodas menores e tem tabela de R$ 7.990

MÁRIO CURCIO, AB

A Yamaha relançou o scooter Neo, agora com motor de 125 cc e injeção eletrônica em vez do antigo propulsor de 115 cc carburado. Com potência de 9,8 cavalos, seu preço sugerido, sem frete, é de R$ 7.990. De cara se vê que se trata de outro produto, não foi só um aumento de cilindrada. Todo o projeto, o desenho e a ciclística são muito diferentes. As rodas agora são menores, com 14 em vez de 16 polegadas.

A geração anterior do Neo teve 82,2 mil unidades vendidas entre 2004 e 2013. No ano de estreia, a Abraciclo (entidade que reúne os fabricantes do setor) tinha apenas quatro fabricantes de motos associadas (hoje são nove). O melhor ano do Neo foi 2008, com 18,6 mil unidades. Em 2010 suas vendas foram bastante afetadas com o relançamento da Yamaha Crypton, mais simples e barata.

Em 2013 a Yamaha repassou à rede as últimas 352 unidades da geração antiga. Com sua volta a Yamaha tem agora dois scooters em linha. O outro é o NMax 160, lançado em março (veja aqui). Seu preço sugerido atual é de R$ 11.690.

Com os dois produtos a Yamaha aproveita a boa maré dos scooters. Os motoristas de carro que querem driblar o trânsito das grandes capitais se encorajam mais a comprar um destes do que uma moto de baixa cilindrada. Isso ocorre por aspectos objetivos como a facilidade de pilotagem e também subjetivos: o próprio motorista e também os familiares aceitam melhor a ideia de ter um scooter do que uma moto com preço semelhante na garagem.

A transmissão do Neo permanece automática do tipo CVT. O piloto só precisa acelerar ou frear, não tem segredo. Mas o novo modelo tem agora freios combinados por uma exigência legal. Quando se aperta o manete esquerdo, ele atua no tambor traseiro e no disco dianteiro simultaneamente. A Yamaha chama a tecnologia de UBS, Unified Brake System.

O Neo tem faróis por LEDs, tanque para 4,2 litros de gasolina e pesa 92 quilos. A altura do assento é de 77,5 centímetros. O espaço sob o banco é pequeno. Cabem ali 14 litros ou um capacete aberto (sem queixeira). No modelo antigo o porta-objetos comportava um capacete fechado.



Tags: Yamaha, Neo, carburador, injeção eletrônica, Abraciclo, CVT, UBS, capacete.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência