Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Uber autônomo já é realidade nos Estados Unidos

Tecnologia | 14/09/2016 | 16h10

Uber autônomo já é realidade nos Estados Unidos

Primeiras corridas com carros autoguiados acontecem em Pittsburgh

REDAÇÃO AB

A Uber dá mais um passo ousado e começa a fazer corridas em carros autônomos a partir da quarta-feira, 14. O serviço é oferecido por enquanto nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh, para clientes selecionados. A solução era uma promessa da empresa de transporte individual, que vinha concentrando esforços e investimentos no assunto. O carro escolhido para a tarefa é um Ford Fusion adaptado com sensores. Com a tecnologia, a Uber, que expôs taxistas ao redor do mundo à possibilidade de perderem o ganha-pão, deixa seus próprios motoristas preocupados.

Segundo a plataforma, corridas em carros autônomos é “um grande passo adiante, já que os testes em condições reais são aspecto crítico para o sucesso da solução”. Por enquanto, os modelos autoguiados rodarão com um “motorista de segurança”, que vai gerenciar o veículo e estará pronto para intervir caso seja necessário, como em condições climáticas ruins. Assim, a companhia cumpre a legislação do país, que exige a presença de uma pessoa no banco do motorista.

A Uber destaca os carros autônomos como mais uma ferramenta para ajudar na missão de reduzir o trânsito e o espaço ocupado pelos carros nas grandes cidades. A empresa estima que até 20% dos espaços nos centros urbanos já são dedicados ao estacionamento de veículos. A companhia destaca anda o potencial da tecnologia para melhorar a segurança, reduzindo as mortes no trânsito.

Para acalmar os ânimos dos motoristas da plataforma, a Uber assegura que a tecnologia não vai eliminar empregos. Segundo a empresa, o plano é que a frota de veículos autoguiados continue convivendo com os carros com motoristas cadastrados na plataforma. “Na verdade, a solução vai criar novos empregos”, destaca em comunicado, citando vagas na área de tecnologia. A empresa compara ainda a disrupção que o carro autônomo pode promover no transporte individual com a que já aconteceu no setor de bancos com a chegada dos caixas eletrônicos. “Na verdade isso só reduziu o custo de uma agência, o que motivou mais aberturas e a geração de mais empregos”, resume.

UBER NÃO É A ÚNICA

A corrida para tornar o veículo autônomo realidade segue acirrada. A primeira empresa a oferecer viagens em carros com a tecnologia não foi a Uber, mas uma startup chamada nuTonomy especializada em software. A empresa criou o serviço em parceria com o governo de Singapura (leia aqui). Em paralelo, gigantes como o Google e uma série de montadoras também investem na solução. Também há movimentações na área de veículos comerciais. A Volvo já testa caminhão autônomo em aplicações reais na Suécia e no Brasil (leia aqui).



Tags: Uber, carro autônomo, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência