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Autopeças | 09/09/2016 | 20h01

Aethra aposta alto na engenharia própria

Empresa cresce no desenvolvimento de projetos, protótipos e ferramentas

PEDRO KUTNEY, AB

Os pilares que vêm sustentando o continuado crescimento da Aethra (leia aqui) estão fixados em sua ampla capacidade de desenvolvimento de produtos e processos, que encontra soluções inovadoras e agrega valor ao portfólio da empresa – um considerável fator de longevidade e rentabilidade. Hoje o grupo consegue abrigar todo o ciclo do produto, do primeiro cálculo matemático ao protótipo e à produção, incluindo as ferramentas. Dessa forma a empresa amarra sua engenharia com a do cliente desde o início dos projetos, o chamado “engineering business”, que forma casamentos duradouros com as montadoras. “Gente de finanças não sabe fazer ferramentas”, resume o fundador e presidente Pietro Sportelli.

Na Vesta Engenharia nascem projetos para uso próprio e também para terceiros. A divisão da Aethra foi instalada em Contagem (MG) em 2012 e conta com diversos recursos, entre eles uma moderna e ainda rara no País sala de projeção em 3D, para o desenvolvimento de processos e produtos no mundo virtual, antecipando e solucionando problemas antes que eles aconteçam na vida real. Entre os serviços fornecidos, a unidade já atende o setor aeroespacial (Embraer) e trabalha na formulação de novas linhas de produção para cinco clientes externos. Uma delas é 4.0, revela Marley de Souza Lemos, superintendente da Vesta. “Trabalhamos com processos industriais 4.0 desde que o conceito surgiu”, diz.

Entre muitos bem-sucedidos produtos desenhados dentro da Vesta está o tanque de combustível de aço com revestimento organometálico, hoje um dos principais produtos da Aethra. A engenharia própria trabalhou por dois anos para desenvolver um método único de soldar ferro com zinco, o que permitiu consistente diminuição de peso do tanque, de 30 para 19 quilos, ganhando assim competitividade sobre os concorrentes de plástico. No tanque recentemente fornecido para o Fiat Mobi, foi obtida redução de 20% no custo e de 18% na massa. “Se não tivéssemos feito esse desenvolvimento aqui, certamente já teríamos perdido esse mercado”, pondera Lemos.

Com investimento de R$ 30 milhões em desenvolvimento, já está pronto um novo tanque de aço para veículos híbridos que em breve começa a ser fornecido a uma fabricante europeia. “Os híbridos geram mais pressão no sistema de combustível, por isso precisamos desenvolver um tanque que aguenta variações de menos 150 a mais 400 milibar sem deformar – em um tanque comum essa variação é de menos 10 a mais 150 milibar”, explica o engenheiro.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO


No Cedep a Aethra desenvolve protótipos de peças e veículos inteiros, incluindo uma limnha simulação de soldagem de carrocerias

A Vesta tem aliados importantes para continuar seu trabalho dentro do próprio grupo Aethra. No Centro de Desenvolvimento de Protótipos (Cedep), inaugurado em 1992, os projetos saltam para a vida real. Em amplo um prédio de dois andares localizado em um bairro de Belo Horizonte, existe espaço que eventualmente é ocupado por engenheiros de clientes, que se transferem para trabalhar em novos veículos. Na parte de baixo são montados os protótipos, tanto de peças ou veículos inteiros, como dos processos de produção. Existem à disposição prensas, equipamentos para simulações de fadiga em peças e uma pequena linha de soldagem, para simular a armação de carrocerias. Todos os cerca de 3 mil pontos de solda são testados por ultrassom.

Entre os diversos desenvolvimentos já feitos dentro do Cedep está, por exemplo, a cabine do caminhão Volkswagen Constelation, que em 2006 foi criada em 150 dias, conta o gestor de projetos Marco Aurélio Speziali de Carvalho. Volkswagen, Fiat, Mitsubishi e BMW também são clientes do centro. Da matemática ao primeiro protótipo, o Cedep pode entregar uma carroceria completa em oito meses. “Temos ideia de oferecer nossa linha de soldagem para a fabricação de pequenas séries especiais, para aproveitar o tempo ocioso. Podemos soladar até 12 carrocerias por semana”, conta Carvalho.

MAIOR FERRAMENTARIA


Tec, a ferramentaria da Aethra: única no Brasil fora das montadoras com capacidade para fazer moldes de estamparia de um veículo inteiro

Outro grande trunfo para receber novos projetos é a Tec, inaugurada em 2001 e hoje a maior ferramentaria independente de grande porte do País, uma das poucas que restaram com capacidade para projetar e fabricar estampos de grande porte, de partes externas de um carro inteiro. Localizada dentro da maior planta da Aethra em Contagem, chamada de unidade Centauro, a Tec tem uma área de moldagem robotizada em isopor ou argila (clay), para fazer modelos de veículos em tamanho real que servem de moldes para a fundição dos estampos, que depois são usinados por 25 máquinas CNC automáticas.

A Tec está entre as poucas ferramentarias no mundo que oferecem simulação de estampagem a frio. Existem 13 prensas de 2 mil toneladas só para testar as ferramentas e uma sala de metrologia para assegurar a qualidade. Com isso, a Aethra pode atender fabricantes de veículos de todos os tamanhos com uma das partes mais caras e complexas do projeto de novos modelos. A Tec pode desenvolver e fabricar todos os moldes necessárias para estampar um carro inteiro, em processo que leva de oito a doze meses.



Tags: Aethra, autopeças, estamparia, ferramentaria, engenharia, Vesta, Tec, Cedep, Centauro, Thera, Sportelli.

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