Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo Cars dá início ao Drive Me na Suécia

Internacional | 09/09/2016 | 19h45

Volvo Cars dá início ao Drive Me na Suécia

Famílias de Gotemburgo participarão de testes com carros autônomos

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars lançou na sexta-feira, 9, o Drive Me, um projeto avançado de condução autônoma pública. O primeiro carro com a tecnologia é um XC90 produzido na fábrica de Torslanda. Outros carros autônomos serão entregues a famílias residentes em Gotemburgo, na Suécia, para serem dirigidos em estradas públicas.

A Volvo acredita que a introdução dessa tecnologia pode reduzir a incidência de acidentes, liberar estradas congestionadas e diminuir a poluição, além de permitir que os motoristas utilizem o tempo em seus automóveis de forma mais produtiva. Hoje a Volvo oferece um sistema de condução semiautônoma nos modelos da série 90, chamado Pilot Assist, que mantém o veículo alinhado adequadamente nas faixas de rodagem a velocidades até 130 km/h sem precisar seguir outro carro.

Segundo a montadora, os modelos do programa Drive Me vão liberar os motoristas para usarem as mãos e os pés em zonas de condução especiais em Gotemburgo, guiados pelo que a Volvo chama de Cérebro de Condução Autônomo.

Em vez de depender apenas de pesquisas dos próprios engenheiros, a Volvo vai trabalhar com as informações geradas pelos clientes que utilizam esses carros autônomos no seu dia a dia. A apresentação comercial da tecnologia deverá ocorrer em torno de 2021.

Depois de sair da linha de montagem, os carros Drive Me dos clientes passarão por uma fase rigorosa de testes para assegurar que a tecnologia de condução autônoma funcione como se espera. Após a etapa, supervisionada por engenheiros, os carros serão entregues para os clientes do projeto.

O Drive Me é o primeiro de vários testes públicos planejados com carros Volvo autônomos. Um projeto semelhante ao que vai haver em Gotemburgo será lançado em Londres, em 2017, enquanto empresa também avalia cidades na China interessadas no programa Drive Me nos próximos anos.



Tags: Volvo, XC90, Torslanda, Pilot Assist.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência