Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 05/09/2016 | 15h05

Ônibus anfíbio MAN é atração na Alemanha

Veículo transporta turistas no rio ou por terra na cidade de Hamburgo

REDAÇÃO AB

Um empresário fanático por ônibus criou o primeiro coletivo anfíbio da Alemanha. Sob o casco de fibra de vidro ele utilizou um chassi de caminhão MAN. A carroceria foi fornecida por uma empresa húngara e leva 36 passageiros. “Eu já tinha a ideia para o projeto havia 18 anos”, afirma Fred Franken, proprietário do Hafencity Riverbus. “Naquela época eu tinha visto uma atração similar em Cingapura e ficou claro para mim que precisávamos de algo assim em Hamburgo.”

O ônibus anfíbio é ideal para a cidade portuária sobre o rio Elba porque a maioria dos pontos turísticos está na água ou perto dela. Assim, a nova atração combina os passeios pelo porto e na cidade. Em terra o Riverbus viaja como um ônibus normal e, por uma exigência legal, tem até os botões para solicitação de paradas.

Como dono do primeiro ônibus anfíbio na Alemanha, Franken precisou executar algumas tarefas pioneiras. A permissão para circular era o maior desafio, já que legislação de tráfego alemã não prevê veículos anfíbios.

A manutenção é feita uma vez por semana: “A equipe da oficina precisa ter um nível extremamente alto de conhecimentos técnicos para conseguir chegar rápido a qualquer parte que precise de reparo”, explica o gerente de vendas de ônibus da MAN, Mike Vannauer, que também é marinheiro e fala com entusiasmo do veículo especial.

A demanda pelo Riverbus tem sido tão alta que ele só pode parar um dia por semana: “Nos primeiros dois meses de operação tivemos mais de 6 mil passageiros”, garante Franken.



Tags: MAN, Hafencity Riverbus, ônibus anfíbio, Fred Franken, Mike Vannauer.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência