Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
UFSC mostra ônibus elétrico movido a energia solar

Comerciais | 02/09/2016 | 18h02

UFSC mostra ônibus elétrico movido a energia solar

Projeto da universidade tem parceria com Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG

REDAÇÃO AB

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Marcopolo, Mercedes-Benz, Eletra e WEG mostra o projeto ônibus elétrico movido a energia solar, que está sendo exibido no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, que vai até o dia 3 no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

O conceito é montado sobre chassi Mercedes-Benz O500U elétrico, traz o sistema de tração elétrica de 200kW de potência, desenvolvido pela WEG, e o projeto de integração e tecnologia da Eletra, que alia um veículo de propulsão 100% elétrica a uma geração de energia realizada por meio de módulos solares fotovoltaicos integrados. O modelo da carroceria é o novo Torino com piso baixo (low entry).

Segundo o diretor de operações comerciais e de marketing da Marcopolo, Paulo Corso, um dos grandes desafios foi conciliar as dimensões e pesos da tecnologia elétrica e ao mesmo tempo melhorar o espaço para os passageiros.

“A Marcopolo trabalhou muito e conseguiu desenvolver uma carroceria que proporcionasse mais espaço, conforto e segurança para os usuários em relação a qualquer outro modelo, respeitando os limites de PBT. Estamos preparados para iniciar a produção em série imediatamente em nossa fábrica em Caxias do Sul”, declarou Corso.

O motor elétrico WEG trifásico 250 L tem 200/400 kW de potência e autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos cada. O projeto de integração e tecnologia da Eletra traz por sua vez baterias de tração tipo íons de lítio - energia de 128 kWh e tempo de recarga de 2,5 horas com carregador lento e de meia hora com carregador rápido. Com comprimento de 12,7 metros e capacidade para 37 passageiros sentados, o ônibus elétrico possui rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, sistema de ar-condicionado e pontos USB.

O projeto foi coordenado pelo professor Ricardo Rüther, da UFSC, e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI).



Tags: Marcopolo, ônibus elétrico, energia solar, Eletra, Mercedes-Benz, WEG.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência