Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 01/09/2016 | 17h53

Vendas seguem recuperação moderada

Leve alta em agosto esconde baixa de 7% na média diária sobre julho

PEDRO KUTNEY, AB

As vendas de agosto decepcionaram. Segundo números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) divulgados na quinta-feira, 1º, pela Fenabrave, a associação dos concessionários, em todo o mês passado foram emplacados 178,1 mil carros e utilitários, o que corresponde a retração de quase 11% na comparação sobre agosto de 2015, mas uma leve alta de 1,9% sobre julho passado. O porcentual positivo, contudo, só aconteceu porque o mês teve o maior número de dias úteis do ano até agora (23). Não fosse por isso, o resultado teria sido negativo, o que se comprova pela média diária de vendas de 7.744 unidades, que caiu consideráveis 7% no confronto com o ritmo de 8.323/dia observado nos 21 dias úteis de julho.

Ainda assim, o ritmo fraco de agosto não prejudicou a recuperação que vem sendo verificada mês a mês no porcentual anual de queda das vendas. Nos oito meses somados de 2016 foram emplacados 1,3 milhão de veículos leves no País, número 22,8% abaixo do registrado no mesmo período de 2015 – até julho esse índice era de 24,4%.

- Veja aqui os números completos divulgados pela Fenabrave

“As olimpíadas impactaram negativamente nos dias de vendas, reduzindo o fluxo de clientes nas concessionárias nos dias dos jogos, mas tudo foi compensado pelo maior número de dias úteis no mês”, explicou em nota o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr. Para ele, a definição do quadro político nacional deve resultar em reação dos negócios até o fim do ano. “Sabemos que os índices de confiança estão melhorando e, com a definição política, a economia e o setor devem começar a reagir, ainda que moderadamente, nos próximos meses, o que nos faz projetar uma queda menor no acumulado do ano, em torno de 16%”, avalia Assumpção Jr.

Assista abaixo o ABTV Extra com os resultados de emplacamentos de veículos até agosto:



Tags: Mercado, Fenabrave, Renavam, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência