Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

AB | 30/08/2016 | 16h38

Workshop debaterá Inovar-Auto, Euro 6 e a renovação da frota

Evento sobre legislação ocorre dia 12 de setembro em São Paulo

REDAÇÃO AB

Os novos desafios da legislação automotiva serão o tema do Workshop que Automotive Business promoverá dia 12 de setembro no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. O evento questionará entre outras questões o fim do Inovar-Auto, buscando entender como será estruturada a nova política industrial que guiará o setor automobilístico durante o período de retomada dos negócios, a partir de 2017. O presidente da Anfavea, Antonio Megale, antecipou que já negocia um programa de longo prazo – algo como 10 anos. Um dos principais desafios para os articuladores da nova proposta será desatar o nó que representam os 30 pontos adicionais de IPI, que recaem sobre os carros importados e vêm sendo questionados continuamente pelo presidente da Abeifa, José Luiz Gandini. “Já pagamos imposto de importação elevado. Por que pagar mais 30 pontos de IPI?”, dispara.

O workshop analisará também questões relativas a emissões de veículos comerciais. O segmento ainda enfrenta algumas dificuldades e os fabricantes de veículos pesados começam a se preparar para uma nova etapa, que deverá ser implantada nos próximos anos, equivalente aos padrões Euro 6. Dessa vez espera-se que não ocorram os transtornos da vigência do Euro 5, quando uma antecipação da demanda provocou instabilidade do mercado, trazendo, depois, uma baixa geral nas vendas.

Outro tema em debate será a renovação de frota, que deverá começar pelos caminhões pesados e vem sendo estudada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (nova denominação do MDIC) com o empenho do ministro Marcos Pereira e a participação da Anfavea e outras entidades do setor. O pleito pela substituição progressiva da frota poluente é antigo e já deu em nada algumas vezes, mas pode ter chegado a hora de um programa efetivo.

O programa do Workshop de Automotive Business estende-se pelo desenvolvimento da legislação técnica em autopeças, evolução das normas, sustentabilidade e sucessão em autopeças, gestão para empresas de alta performance, competitividade no comércio global e renegociação de dívidas, um assunto que interessa bastante às empresas da cadeia automotiva.

Mais informações estão no site do evento ou podem ser obtidas pelo telefone 11 5095-8888.



Tags: Legislação, Anfavea, Sindipeças, Abeifa, Inovar-Auto, Euro 6, autopeças, workshop, renovação de frota.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência