Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ficosa dobra capacidade com nova fábrica no Brasil

Autopeças | 25/08/2016 | 19h39

Ficosa dobra capacidade com nova fábrica no Brasil

Unidade de Jandira substitui a de Barueri e amplia sinergia com a Panasonic

REDAÇÃO AB

A Ficosa dobra sua capacidade produtiva no Brasil com a inauguração de uma nova fábrica localizada em Jandira, região metropolitana de São Paulo, para a produção de retrovisores, sistemas de controle e comandos, sistemas de lavagem de para-brisa e outros sistemas eletrônicos para veículos. Mais moderna, a unidade substituirá as operações da primeira planta da empresa no País, em Barueri, a dois quilômetros de Jandira, também na região metropolitana da capital paulista. Com a nova unidade, instalada em uma área total de 13 mil metros quadrados, a companhia eleva sua capacidade para 4 milhões de retrovisores por ano, além de 3 milhões de sistemas de controle e comandos.

Equipada com novo maquinário, o que permitiu a ampliação de sua eficiência produtiva no País, a Ficosa conta ainda, além das linhas de montagem, com um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na unidade de Jandira, dedicado às soluções voltadas para a região do Mercosul. Todos os 273 trabalhadores também foram transferidos para o novo local.

“A nova fábrica de Jandira não apenas aumenta a competitividade da Ficosa em um mercado importante como o Brasil, como também supõe um movimento estratégico que fortalece nossa presença no Mercosul, uma vez que este centro se estabelece como a base das operações do grupo para esta região”, declarou o CEO da Ficosa no Brasil, José María Serra.

Segundo o executivo, a nova fábrica também reforçará a parceria com a Panasonic: “Esta fábrica impulsionará as sinergias da aliança entre a Ficosa e a Panasonic ao estabelecer as bases para produzir neste País as soluções tecnológicas geradas pelo acordo entre ambas empresas”, completou.

A fábrica de Jandira terá o apoio das unidades da Panasonic de Manaus (AM), especializada em eletrônica, e da de Extrema (MG). “Ambas as empresas valorizam uma presença conjunta na Argentina. Tudo isso, proporcionará à Ficosa uma cobertura integral dos clientes do Mercosul, fortalecendo assim o seu posicionamento tanto em produção quanto em criação de novos processos no âmbito da eletrônica, dando o apoio necessário aos clientes à medida que o mercado introduzir mais produtos tecnológicos”, acrescentou Serra.

No Brasil desde 1996, a Ficosa, de origem espanhola, instalou sua primeira fábrica em São Paulo, estabelecendo o Brasil como base de suas operações para a região do Mercosul. Em 2007, transferiu a unidade para Barueri, com o objetivo de contar com instalações de maiores dimensões. Entre os principais clientes no Brasil estão Audi, Citroën, Fiat, Ford, General Motors, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.



Tags: Ficosa, fábrica, capacidade produtiva, retrovisores, sistemas de controle, Jandira.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência