Indústria
|
25/08/2016
|
16h21
GM chega a 3 milhões em Gravataí
Planta gaúcha completou 16 anos em julho e já foi ampliada duas vezes
REDAÇÃO AB
A General Motors atingiu a marca de 3 milhões de carros produzidos em Gravataí (RS), sua primeira fábrica brasileira fora do Estado de São Paulo, inaugurada em julho de 2000. A planta também inaugurou no País o modelo de condomínio industrial para fabricação de automóveis, hoje com 19 dos principais fornecedores alocados dentro do complexo, para facilitar a logística e eliminar estoques internos.
O primeiro modelo produzido pela GM em Gravataí foi o hatch Celta, na época da inauguração conhecido como Projeto Arara Azul. O carro ficou em linha até o início de 2015, somando 1,8 milhão de unidades montadas. Só em 2006 entrou em produção o segundo modelo, o sedã compacto Prisma, inicialmente derivado da mesma plataforma do Celta e depois, desde fevereiro de 2013, renovado sobre a base do hatch Onix, que chegou à unidade meses antes, em dezembro de 2012. No total, foram montadas 630 mil sedãs e outros 570 mil hatches.
Com três dos modelos mais vendidos da GM, Gravataí é a planta do grupo no Brasil que mais rápido completou os 3 milhões de veículos produzidos (16 anos), e o último milhão foi somado em apenas três anos e meio. A marca foi atingida esta semana por um Onix Activ, a mais recente novidade da companhia no mercado nacional. Agora seguem em produção somente dois modelos, o Onix, que há dois anos tornou-se o carro mais vendido no Brasil, e o Prisma, atualmente o sétimo do ranking. Ambos foram renovados e chegaram à segunda geração recentemente, mas o Prisma antigo segue em produção na fábrica gaúcha, enquanto o Onix de primeira geração, agora na versão Joy de entrada da GM, foi transferido para São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
O complexo industrial de Gravataí já passou por duas grandes expansões, uma em 2006 e outra em 2010, que elevaram a capacidade primeiro para 230 mil carros/ano e depois para até 380 mil/ano.
Tags: GM, General Motors, Gravataí, Rio Grande do Sul, fábrica, indústria, Celta, Prisma, Onix.