Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 25/08/2016 | 16h21

GM chega a 3 milhões em Gravataí

Planta gaúcha completou 16 anos em julho e já foi ampliada duas vezes

REDAÇÃO AB

A General Motors atingiu a marca de 3 milhões de carros produzidos em Gravataí (RS), sua primeira fábrica brasileira fora do Estado de São Paulo, inaugurada em julho de 2000. A planta também inaugurou no País o modelo de condomínio industrial para fabricação de automóveis, hoje com 19 dos principais fornecedores alocados dentro do complexo, para facilitar a logística e eliminar estoques internos.

O primeiro modelo produzido pela GM em Gravataí foi o hatch Celta, na época da inauguração conhecido como Projeto Arara Azul. O carro ficou em linha até o início de 2015, somando 1,8 milhão de unidades montadas. Só em 2006 entrou em produção o segundo modelo, o sedã compacto Prisma, inicialmente derivado da mesma plataforma do Celta e depois, desde fevereiro de 2013, renovado sobre a base do hatch Onix, que chegou à unidade meses antes, em dezembro de 2012. No total, foram montadas 630 mil sedãs e outros 570 mil hatches.

Com três dos modelos mais vendidos da GM, Gravataí é a planta do grupo no Brasil que mais rápido completou os 3 milhões de veículos produzidos (16 anos), e o último milhão foi somado em apenas três anos e meio. A marca foi atingida esta semana por um Onix Activ, a mais recente novidade da companhia no mercado nacional. Agora seguem em produção somente dois modelos, o Onix, que há dois anos tornou-se o carro mais vendido no Brasil, e o Prisma, atualmente o sétimo do ranking. Ambos foram renovados e chegaram à segunda geração recentemente, mas o Prisma antigo segue em produção na fábrica gaúcha, enquanto o Onix de primeira geração, agora na versão Joy de entrada da GM, foi transferido para São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

O complexo industrial de Gravataí já passou por duas grandes expansões, uma em 2006 e outra em 2010, que elevaram a capacidade primeiro para 230 mil carros/ano e depois para até 380 mil/ano.



Tags: GM, General Motors, Gravataí, Rio Grande do Sul, fábrica, indústria, Celta, Prisma, Onix.

Comentários

  • Marcelo B. junqueira

    3 milhões de veículos com baixíssima segurança ativa e passiva. Somente Comemorar ou deveriam rever o que se produz neste país e mudar?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência