Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo Cars e Uber assinam acordo por carro autônomo

Tecnologia | 18/08/2016 | 15h55

Volvo Cars e Uber assinam acordo por carro autônomo

Investirão US$ 300 milhões para o desenvolvimento conjunto de tecnologias

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars e a Uber anunciaram na quinta-feira, 18, uma parceria para desenvolver carro autônomo. As empresas assinaram um acordo de investimento conjunto de US$ 300 milhões para estabelecer um projeto de veículo-base totalmente novo baseado na plataforma SPA, atualmente utilizada no XC90, no sedã S90 e no V90, que será capaz de receber novas tecnologias de condução autônoma. Os veículos-base serão fabricados pela Volvo e comprados pela Uber no futuro.

Ambos os parceiros utilizarão o mesmo veículo-base para a próxima fase de suas próprias estratégias de carros autônomos: a Volvo vai usar o veículos para desenvolver um modelo com condução totalmente autônoma, enquanto que por sua vez, a Uber, que já se mostrou uma das empresas mais engajadas na área, adicionará seus próprios sistemas de condução autônoma no veículo.

“A Volvo possui uma credibilidade de segurança inigualável. Estamos muito orgulhosos de ser o parceiro de escolha da Uber, uma das empresas de tecnologia mais importantes do mundo. Esta aliança coloca a Volvo no centro da atual da revolução tecnológica na indústria automobilística”, declarou o presidente da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.

“Mais de um milhão de pessoas morrem em acidentes de carro a cada ano. Estas são tragédias que a tecnologia de auto condução pode ajudar a resolver, mas não podemos fazer isso sozinhos. É por isso que a nossa parceria com um grande fabricante como a Volvo é tão importante. A Volvo é líder no desenvolvimento de veículos e a melhor do setor quando se trata de segurança. Ao combinar as capacidades de Uber e Volvo teremos o futuro mais rápido, juntos”, disse o diretor executivo da Uber, Travis Kalanick.

A plataforma SPA foi desenvolvida como parte do programa mundial da Volvo Cars de transformação industrial, que, com duas plataformas, a SPA e a CMA (esta última para veículos compactos – leia aqui) prepara a próxima geração de veículos com tecnologia autônoma, bem como os elétricos e conectados.

Nesta parceria, o trabalho de desenvolvimento será realizado por engenheiros de ambas as empresas em estreita colaboração. Segundo a Volvo Cars, este projeto irá aumentar ainda mais a escalabilidade da plataforma SPA a fim de incluir todos os itens necessários de segurança e novos recursos para ter veículos autônomos na estrada.



Tags: Volvo, Volvo Cars, Uber, carro autônomo, tecnologia.

Comentários

  • Francisco Carlos da Silva

    Definitivamente eu encaro esta parceria Uber/Volvo como a chegada/Start do futuro aos automóveis do século XXl. Uma parceria que começa com homogeneidade tecnológica Segurança/locomoção. Já estava em tempo de criarmos mecanismos para desmistificar o automóvel como sua essência: "Meio de locomoção", e não como uma "arma", como foi estigmatizado ao ter em seu volante o ser humano, passivo de fraquezas e insistente na reincidência cinestésica. Sim, carro autônomo! Se é Volvo, se é Uber, que venha para ficar!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência