Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
MDIC promete programa de renovação de frota em 2017
Marcos Pereira, do MDIC, promete programa de renovação de frota para 2017

Legislação | 16/08/2016 | 16h36

MDIC promete programa de renovação de frota em 2017

Ministro Marcos Pereira quer formatar programa até o fim deste ano

GIOVANNA RIATO, AB

O novo MDIC, agora Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, quer resolver nos quatro meses que restam para o fim do ano algo que está emperrado desde 2013: estabelecer um plano de renovação da frota de veículos no Brasil. Esta é a promessa de Marcos Pereira, ministro da pasta, que anunciou a meta na abertura do Congresso e Expo Fenabrave na terça-feira, 26, em São Paulo.

Ele aponta que está em contato com entidades do setor automotivo para desenvolver o plano. “Já tivemos três reuniões com a Anfavea, que negocia ainda com uma série de outras organizações”, conta. O plano de Pereira é formatar os termos do programa até o fim deste ano para que o projeto entre em vigor já no começo de 2017. “Estou pessoalmente comprometido com isso”, assegura, destacando que pretende impulsionar crescimento maior do que o esperado para o setor automotivo ao longo do próximo ano. “É um segmento que gera receita anual de R$ 270 bilhões e perdeu 27 mil empregos”, aponta.

A demanda por uma política de renovação da frota de veículos é antiga. Em 2013 um documento que esboçava um programa do gênero foi entregue ao governo federal pela Anfavea, que desde então negociava com o MDIC um formato efetivamente capaz de tirar veículos antigos de circulação e estimular as vendas de modelos mais novos. Com a crise, o principal entrave ao programa foi o necessário ajuste das contas públicas, que impedia qualquer incentivo a esses negócios. Apesar da promessa, por enquanto o novo ministro do MDIC não esclareceu como vai desatar este nó.



Tags: Renovação de frota, veículos, MDIC, Congresso e Expo Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência