Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat Palio se sai melhor do que Peugeot 208 em impacto lateral

Segurança | 15/08/2016 | 17h37

Fiat Palio se sai melhor do que Peugeot 208 em impacto lateral

Latin NCAP compara testes; proteção lateral ainda não é obrigatória na AL

REDAÇÃO AB

Após rebaixar o Fiat Palio em um novo teste de colisão realizado no início deste mês (leia aqui), o Latin NCAP - Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe – agora compara o teste de impacto lateral do modelo com o mesmo teste de um de seus concorrentes, o Peugeot 208, cujo teste foi feito em junho deste ano. Ambos fazem parte do mesmo segmento (B e B+), o mais concorrido do mercado latino-americano. Sob esta ótica, o Palio conseguiu se saiu melhor que o rival, que por sua vez apresentou uma maior intrusão no compartimento dos passageiros durante o teste.

O Palio, que é um dos veículos mais vendidos no mercado brasileiro, conta com barras de impacto lateral nas portas, o que evidencia uma melhor proteção em impactos laterais Ao contrário do 208, que é uma popular plataforma global produzida na região exatamente igual ao modelo original europeu, não conta com este diferencial.

“Infelizmente a proteção lateral ainda não é obrigatória nos países latino-americanos, salvo no Equador, que é a única exceção. Em poucos mercados se exige a implementação de sua obrigatoriedade no futuro próximo. Os impactos laterais representam um alto risco para os ocupantes, já que existe pouco espaço nas laterais do veículo para absorver a energia de um impacto desse tipo”, declarou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas. “O Latin NCAP solicita a todos os governos da América Latina a implementação, o mais rápido possível, da obrigatoriedade da regulação UN95 para a proteção contra impacto lateral junto com a UN94 de impacto frontal e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). A regulação UN95 para a proteção em impacto lateral é obrigatória na Europa há mais de 20 anos, e consideramos que os latino-americanos devem atingir, à brevidade, esse padrão mínimo de proteção”, completou.

No Brasil, o Latin NCAP, bem como outras entidades, como a Proteste, já pediram ao Denatran que o uso do ESC seja obrigatório até 2017 (leia aqui), mas não há previsão de quando o País deverá adotar a obrigatoriedade da proteção lateral.

Os testes do Latin NCAP são realizados sempre com a versão mais básica dos modelos. Tanto no caso de Fiat Palio quanto o do Peugeot 208, os carros testados continham apenas os dois airbags frontais, itens de segurança obrigatórios no Brasil, embora ambos ofereçam airbags laterais em versões mais equipadas.

Veja abaixo os vídeos do teste de impacto lateral de Fiat Palio e Peugeot 208:





Tags: Latin NCAP, Fiat, Palio, Peugeot, 208, proteção lateral, impacto lateral.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência